OCDE defende "mudança total de cultura" para combater fuga ao fisco por multinacionais

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 22 mai (Lusa) -- O secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, defendeu que é necessária "uma mudança total de cultura" para lutar contra a prática fiscal das multinacionais, que se apoiam em vazios jurídicos entre diferentes jurisdições para evitar pagar impostos.

Gurria, secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimentos Económico (OCDE), reconheceu numa entrevista ao jornal Liberation hoje publicada que este combate lançado pelo G20 "é mais obscuro e complicado" do que o travado contra os paraísos ficais.

"É necessária uma mudança completa de cultura, a ajuda dos parlamentos, da opinião pública, os investidores, etc", sublinhou Gurria.

A publicação da entrevista de Gurria ao jornal francês coincide com a realização da cimeira europeia que decorre em Bruxelas e cujo principal tema em debate é o combate contra os paraísos fiscais e contra a prática fiscal das empresas, em particular as que operam na Internet.

Enquanto desde 2008 "se avançou bem" contra o sigilo bancário e os paraísos ficais, "não estamos senão no início da luta contra as empresas, em particular da economia digital, que escapam aos impostos", reconheceu o secretário-geral.

Gurria sublinha que os Estados permitiram que as empresas aproveitem para reduzir a fiscalidade ao mínimo devido à crise por serem os artífices fiscais para atrair empresas.

Os Estados, que devido à crise "estão numa situação inédita" de problemas orçamentais, não podem continuar a permitir que prospere "um sistema cuja carga dos impostos recaia nas pequenas e médias empresas e nos trabalhadores quando as multinacionais pagam às vezes "0% de impostos".

"É injusto e perigoso para a democracia", defendeu Gurria.

Na opinião de Gurria "só uma ação coletiva pode permitir transformar este regime" e "é necessário atuar rapidamente" para "encontrar um sistema no qual seja impossível as empresas se esconderem".

O G20 pretende adotar já em setembro o plano de ação da OCDE, que deverá ser entregue em junho.

"Não sei onde vamos chegar" reconheceu Gurria, adiantando que até ao momento a OCDE já recebeu diversas respostas das empresas.

"Algumas (empresas) querem colaborar, outras negam-se. Começou a batalha", disse.

Multinacionais como a Google e outras norte-americanas como a Amazon ou a Starbucks estão a ser fortemente criticadas no Reino Unido por pagarem poucos ou mesmo nenhuns impostos em relação aos milhares de milhões de receitas em libras geradas no país, graças a truques contabilísticos.

Nos Estados Unidos, uma comissão de inquérito parlamentar pôs em causa a complexa rede de filiais estrangeiras utilizada pela Apple para contornar o pagamento de impostos em relação a dezenas de milhares de milhões de dólares de benefícios.

Na terça-feira, o conselheiro delegado da Apple, Tim Cook, rejeitou no Senado as acusações de alguns legisladores de que a empresa tinha "evadido mais de 9.000 milhões de dólares em impostos em 2012" através de "empresas fantasmas" e apelou para uma reforma "dramática" do sistema fiscal nos Estados Unidos.

MC // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.