Sumol+Compal inaugura primeira fábrica fora do país em Moçambique num investimento 8ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 mai (Lusa) - A Sumol+Compal inaugurou hoje a sua primeira fábrica fora de Portugal, em Moçambique, nos arredores de Maputo, um investimento de 10,4 milhões de dólares (oito milhões de euros), anunciou a empresa.

A nova unidade industrial, em Boane, "é a primeira que a empresa possui fora de Portugal" e "marca o início da atividade industrial no continente africano", adianta a empresa em comunicado.

Esta aposta "concretiza o desejo" da Sumol+Compal "de iniciar a atividade industrial no continente africano, uma das áreas prioritárias nos esforços de internacionalização da empresa".

A escolha de Moçambique prende-se com o facto de o país "reunir as condições essenciais oferecidas a um investidor estrangeiro e pela sua posição geoestratégica na África Austral".

A fábrica de Boane terá uma capacidade instalada de 30 milhões de litros anuais, para servir um mercado de 170 milhões de habitantes.

"A Sumol+Compal congratula-se pelo facto de ter agora a capacidade de produzir em Moçambique, o que lhe permitirá tirar partido do enorme potencial de crescimento do consumo em Moçambique e na região da SADC", refere o presidente executivo da empresa, Duarte Pinto.

Na inauguração, que aconteceu hoje, estiveram presentes o ministro da Indústria e do Comércio moçambicano, Armando Inroga, o presidente do grupo Sumol+Compal, António Eusébio, o presidente executivo, Duarte Pinto, bem como os membros do conselho de administração da empresa em Moçambique, entre outros.

ALU // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.