Info

Santo Tirso lança Festival Novo Jornalismo com cariz nacional e internacional

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Santo Tirso, 20 out (Lusa) -- Santo Tirso vai receber, na sexta-feira e no sábado, a primeira edição do Festival Novo Jornalismo, naquilo que a Câmara Municipal espera que seja o primeiro de muitos, procurando obter impacto nacional e internacional, disse hoje o presidente.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, explicou à Lusa que a autarquia está a procurar "dar uma enfâse muito grande às questões da Cultura, do Turismo, de integração do município nos grandes temas", estando a preparar internamente a criação de um Departamento de Cultura e Turismo.

Por outro lado, o Festival Novo Jornalismo, que vai contar com nomes como o jornalista Joaquim Furtado, o ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas ou o diretor do jornal digital O Observador, David Dinis, surgiu como uma possibilidade "interessante" para a autarquia, que espera "que seja um evento de natureza nacional e internacional".

"Pretendemos que seja o arranque e que nos próximos anos façamos uma iniciativa deste género abordando estas temáticas, a ética, a não-ficção", disse Joaquim Couto.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acrescentou acreditar que o evento "também atrairá um nicho que representa este tipo de literatura de não-ficção em que o jornalismo se confunde com a literatura".

O festival vai também incluir um "périplo pelas escolas porque é nas escolas que tudo começa".

O programa do Festival Novo Jornalismo inclui múltiplas discussões ao longo dos dois dias como, por exemplo, "Ética e Deontologia na Não-Ficção" com o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno, Francisco José Viegas e o jornalista do Público Paulo Moura.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio Florestal em Vale de Cambra mobiliza 154 operacionais e dois aviões

Um incêndio florestal em Arões, no concelho de Vale de Cambra, está esta tarde a ser combatido por 154 homens e dois meios aéreos, revelou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

Trabalhadores de limpeza hospitalar do São João em greve por melhores condições de segurança, de saúde e fim da discriminação 

Os trabalhadores de limpeza do hospitalar do São João encontram-se em greve durante a manhã desta sexta-feira, frente ao Hospital São João, exigindo melhores condições de segurança, de saúde e fim da discriminação entre os trabalhadores de limpeza e trabalhadores do hospital. Em declarações ao Porto Canal, Eduardo Teixeira, Coordenador Regional do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas do Porto (STAD), afirmou, em declarações ao Porto Canal, que "estes trabalhadores das limpezas merecem respeito".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.