DanCake faz pré-acordo com a banca para relançar empresa e garantir empregos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jul (Lusa) -- A administração da DanCake Portugal anunciou hoje que fechou um pré-acordo com várias instituições bancárias que irá permitir "ultrapassar constrangimentos financeiros, relançar a empresa e assegurar os 500 postos de trabalho".

Num comunicado hoje enviado à agência Lusa, a empresa, fabricante de bolachas e biscoitos, tostas, bolos e produtos de confeitaria, diz que "fechou um pré-acordo com várias instituições bancárias que lhe permitirá ultrapassar as dificuldades recentes e implementar um plano de reestruturação a médio prazo".

Esse plano, refere a nota, "prevê otimizar custos e dinamizar as vendas internacionais da empresa, garantindo a manutenção dos 500 postos de trabalho, 90% dos quais afetos às operações fabris, na Póvoa de Santa Iria e em Coimbra".

O comunicado esclarece que o pré-acordo foi alcançado com quatro instituições bancárias e "dotará a empresa de capacidade para cobrir o défice de tesouraria nos dois próximos anos, permitindo, durante este período, a recuperação das vendas perdidas nos últimos anos, e assegurando a partir dessa data a viabilidade definitiva da empresa".

O acordo "prevê o congelamento de parte da dívida atual da empresa, e dotará a empresa de novos meios, essenciais à implementação de um plano de reestruturação e crescimento, que será executado por uma nova equipa de gestão".

Em junho, a administração da DanCake Portugal admitiu ter havido atrasos no pagamento dos salários e subsídios dos trabalhadores, mas garantiu que iria pagar os valores integralmente.

Num comunicado divulgado a 05 de junho, a empresa referia que, num "contexto de grande dificuldade, e sem prejuízo de atrasos que não foi possível evitar, a administração conseguiu assegurar que os salários, subsídios de férias e subsídios de Natal fossem integralmente pagos, tendo tudo feito para honrar os seus compromissos com os trabalhadores".

A nota da empresa adiantava que, desde finais de 2011, a DanCake Portugal atravessava "um contexto financeiro muito difícil" que comprometia a continuidade das suas operações e, tinha iniciado um processo de reestruturação com o objetivo de permitir a sua viabilidade e consequente manutenção dos postos de trabalho".

JRS // HB

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.