Trofeu Joaquim Agostinho sem favoritos à vitória da Volta a Portugal

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jul (Lusa) -- O Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta, a última prova velocipédica antes da Volta a Portugal, deixa de fora os favoritos à vitória na "prova rainha" portuguesa Hugo Sabido e Hernâni Broco.

Os nomes de Hugo Sabido, segundo classificado na Volta a Portugal em 2012, e Hernâni Broco, quinto em 2010, não surgem na lista de inscritos para o 36.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, ainda que esta seja provisória e só fique confirmada na sexta-feira, dia da partida.

Também o vencedor das duas últimas edições da corrida torreense, Ricardo Mestre, não vai estar presente, já que atualmente corre pela Euskaltel-Euskadi, da primeira divisão da União Ciclista Internacional.

De entre os 125 corredores, representando 17 equipas oriundas de seis países, destaque para o português Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal de 2003 e 2009.

Os italianos da Ceramica Flaminia -- Fondriest, equipa satélite da Saxo Bank, vêm reforçados com dois corredores portugueses sub-23, António Barbio e Amaro Antunes.

Na luxemburguesa Leopard-Trek, formação satélite da RadioShack, surge o também jovem português Fábio Silvestre, de 23 anos, que irá regressar à terra natal, já que é natural do Sobral de Monte Agraço.

A primeira etapa ligará Silveira ao Vimeiro, um total de 160,8 quilómetros que contam com quatro contagens de terceira categoria, a ultima das quais coincidindo com a meta, no monumento à Batalha, no Vimeiro.

A etapa ficará ainda marcada pela inauguração de um busto de homenagem a Joaquim Agostinho, em Brejenjas, terra natal do malogrado ciclista.

O percurso será neutralizado entre a partida simbólica e a partida real, para que os corredores possam participar na cerimónia, antes do quilómetro zero.

A segunda etapa é ligeiramente mais curta, 153,5 quilómetros, mas mais exigente, com uma contagem de montanha de primeira categoria, e outras quatro de terceira.

Os últimos quilómetros que ligam a etapa desde Atouguia da Baleia até Torres Vedras vão ser disputados em circuito recuperando dois formatos já realizados em anos anteriores.

A etapa "rainha" será disputada domingo, ligando Manique do Intendente e o Parque Eólico da Carvoeira, num total de 177 quilómetros, com os 40 quilómetros finais com subidas a Montejunto e a Vila Seca, a antecederem a escalada de segunda categoria para a meta.

Percurso:

19 jul (sex) 1.ª etapa, Silveira - Vimeiro, 160,3 km.

20 jul (sáb) 2.ª etapa, Atouguia da Baleia -- Torres Vedras, 153,5 km.

21 jul (dom) 3.ª etapa, Manique do Intendente -- Carvoeira (Pq. Eólico), 177,2 km.

Total: 491,5 km.

Equipas participantes:

Continental: Banco BIC -- Carmin (Por), Louletano -- Dunas Douradas (Por), OFM -- Quinta da Lixa (Por), Efapel -- Glassdrive (Por), LA Aluminios -- Antarte (Por), Radio Popular -- Onda (Por), Concordia Forsikring -- Riwal (Din), Euskadi (Esp), Burgos BH -- Castilla y Leon (Esp), Leopard -- Trek Continental Team (Lux), Ceramica Flaminia -- Fondriest (Ita) e Team RPM Equador (Ecu).

Equipa de clube: Maia -- Bicicletas Andrade (Por), Liberty Seguros --Feira -- KTM (Por), Clube de ciclismo José Maria Nicolau (Por), Anicolor (Por) , Supermercados Froiz (Esp).

RCP // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.