Vídeo mostra polícia de Hong Kong a agredir protestante algemado

| Mundo
Porto Canal

A estação televisiva de Hong Kong TVB revelou hoje imagens que mostram um grupo de agentes da polícia a agredir um manifestante algemado durante vários minutos durante uma operação esta madrugada.

Alan Leong Kah-kit, líder do Partido Cívico, disse ao South China Morning Post que o homem agredido é Ken Tsang Kin-chiu, membro do mesmo partido.

Segundo Leong, Tsang Kin-chiu encontra-se detido em Wong Chuk Hang e já foi visitado por quatro advogados.

Leong Kah-kit relatou ainda que os advogados lhe transmitiram que Tsang se encontra emocionalmente alterado, além de estar a sofrer com os ferimentos e que os causídicos planeiam levá-lo ao hospital para que as lesões sejam inspecionadas.

"Pelo que podemos ver, Tsang já estava algemado e foi levado para um canto escuro e espancado. O uso de força pela polícia constitui um flagrante abuso de poder e tudo indica que os agentes devem, pelo menos, ser investigados por agressão com o fim de gerar lesões corporais", declarou Alan Leong, sugerindo ainda a intervenção do Ministério Público.

O secretário-geral da Federação de Estudantes, Alex Chow, também se manifestou sobre o caso, afirmando que não há lugar para este nível de uso de força, que considera um abuso de autoridade.

"Podemos ver [Tsang] ser arrastado para um canto, o que significa que estava sob detenção da polícia. [A situação] é contraditória às expectativas das pessoas, que acreditam estar sob a proteção da polícia", afirmou.

As "ações extra judiciais" foram também condenadas por 22 deputados pró-democratas que agendaram para hoje uma conferência de imprensa sobre o caso.

A polícia já anunciou que vai abrir uma "investigação imparcial", manifestando "preocupação com o vídeo que mostra agentes à paisana suspeitos de usarem excesso de força esta manhã".

Eric Cheung Tat, membro da comissão independente de fiscalização das forças de seguranç, disse à Commercial Radio que não podia comentar casos individuais sem uma investigação, mas sublinhou que considera inaceitável que a polícia "agrida pessoas num canto escuro", seja qual for a situação, e prometeu que a comissão vai investigar o caso.

O responsável afirmou ainda que, de acordo com as imagens, há indícios de que os agentes da polícia cometeram um ato de agressão.

Eric Cheung Tat instou a polícia a explicar-se perante o público, alertando que, caso não o façam, vão aparentar estar a proteger um ato ilegal.

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial