Info

Hong Kong: Pelo menos 45 detidos em noite intensa de confrontos

| Mundo
Fonte: Agência Lusa

Hong Kong, China, 15 out (Lusa) -- Os violentos confrontos que tiveram, esta noite, Hong Kong como palco, com a polícia a recorrer a gás pimenta para dispersar centenas de manifestantes, resultaram em 45 detidos, informaram as autoridades.

A polícia voltou a recorrer ao gás pimenta para dispersar centenas de manifestantes que pouco antes da meia-noite se entrincheiraram numa das ruas próximas do complexo que alberga a sede do Governo e o Conselho Legislativo (LegCo, parlamento) de Hong Kong.

Ao início da madrugada, ativistas do movimento 'Occupy Central' forçaram a retirada de várias dezenas de agentes, os quais se viram encurralados por centenas de manifestantes que conseguiram cortar o tráfego e montar barricadas na via.

Cerca das 03:00 (20:00 de terça-feira em Lisboa), aproximadamente 150 agentes da polícia antimotim regressaram ao local para desimpedir as ruas, onde centenas de manifestantes pernoitavam.

Polícias e estudantes envolveram-se em confrontos, com os agentes, munidos de bastões, a recorrerem novamente ao uso de gás pimenta para dispersar os manifestantes que recusavam retirar-se, num dos mais violentos incidentes registados desde o início dos protestos pró-democracia na antiga colónia britânica e que resultou em 45 detidos, dos quais 37 homens e oito mulheres.

A polícia recuperou o controlo da Lung Wo Road, a poucos metros do gabinete do chefe do Executivo, Leung Chin-Ying, acabando com a breve ocupação, apesar das barricadas erguidas no dia anterior.

Hoje a polícia de Hong Kong conseguiu fazer regressar à normalidade algumas das ruas tomadas pelos manifestantes ao eliminar dezenas de barricadas em três zonas onde os ativistas têm acampamentos há 18 dias.

A atuação policial obedece a uma operação para 'limpar' as ruas de barricadas e restabelecer o tráfego rodoviário, iniciada na madrugada de segunda-feira e na qual participam 1.700 agentes.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), pedindo rápida vacinação.

AstraZeneca admite que tratamento com anticorpos não provou eficácia

A farmacêutica AstraZeneca admitiu hoje um retrocesso no desenvolvimento de um tratamento com anticorpos para a covid-19, uma vez que não ficou provada a sua eficácia nos ensaios clínicos em pessoas que foram expostas ao vírus.

Bolsonaro exonera Ministro do Meio Ambiente do Brasil Ricardo Salles

Brasília, 23 jun 2021 (Lusa) - O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, cuja gestão foi marcada por várias polémicas, foi hoje exonerado pelo Presidente, Jair Bolsonaro, que nomeou para o cargo Joaquim Alvaro Pereira Leite.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS