Hong Kong: Cardeal alerta para risco de repetir Tiananmen

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hong Kong, China, 14 out (Lusa) -- O cardeal Joseph Zen Ze-kiun, bispo emérito de Hong Kong, considera "possível" que os protestos pró-democracia na antiga colónia britânica acabem como na Praça de Tiananmen, com a repressão do movimento estudantil há 25 anos.

"É possível, porque nós temos de lidar com gente estúpida: tanto em Pequim como em Hong Kong", afirmou, em entrevista à agência Lusa, Joseph Zen Ze-Kiun.

"Eles são pessoas irrazoáveis. E por isso, penso que tudo é possível. Há um perigo ali. Não devíamos arriscar sem necessidade", sublinhou.

Apoiante da campanha de desobediência civil promovida pelo movimento "Occupy Central", e participante nos protestos, Joseph Zen, 82 anos, assume-se "incrédulo" com a forma como as autoridades do governo de Hong Kong têm lidado com os protestos que duram há três semanas e que passaram para as bocas do mundo desde 28 de setembro, quando a polícia usou gás lacrimogéneo contra os manifestantes, na sua maioria estudantes.

"O maior erro [do governo de Hong Kong] foi ter desprezado as inúmeras vozes que se começaram a insurgir há bastante tempo", avaliou. O Executivo de Leung Chun-ying, também conhecido por CY Leung, "não teve em conta os promotores de "Occupy Central": isso foi o início de tudo", reiterou.

A forma "tonta" como lidaram com os estudantes foi, na opinião do bispo emérito, o segundo erro: "Os estudantes iniciaram algo que, de forma nenhuma, pode ser acusado por lei. Foi ridículo deterem-nos e manterem-nos sob custódia durante mais de 40 horas".

"E o último erro foi usar gás lacrimogéneo. É incrível. Erro após erro, eles são responsáveis pela situação atual", sustentou, ao frisar que a população aguarda até à data um pedido de desculpas.

Para o líder religioso que, entre 1989 e 1996, esteve no interior da China a lecionar em seminários a começar por Xangai, onde nasceu, "neste momento, não são as autoridades de Pequim que devem pedir desculpa, mas as de Hong Kong porque fizeram uma consulta pública [sobre a reforma política] enganosa".

"O primeiro passo foi errado. Agora têm de voltar atrás e fazê-lo novamente de forma correta. Este é um pedido razoável. O governo de Hong Kong deve pedir desculpas porque não foi objetivo", defendeu, ao afirmar que "é melhor desafiar a autoridade em Hong Kong do que em Pequim".

"A decisão final vem do governo central, mas é preciso ver a forma de apresentar as coisas", vincou.

Joseph Zen é especialmente duro com a 'número dois' do Executivo da Região Especial Administrativa Chinesa, Carrie Lam. "Ela insiste que não podemos passar por cima da decisão de Pequim, mas ela é inteligente e devia fornecer ao governo central um relatório adicional sobre a consulta pública".

Por outro lado, acusa a "falta de vontade sincera" dos governantes em reunirem com os representantes da Federação de Estudantes, apontando que a secretária-chefe usou uma estratégia muito "ardilosa" quando negou o início do diálogo.

"Ela veio dizer que agora eram poucas pessoas vêm apoiar os estudantes. Estou certo que ela percebe que ao afirmar isto está a encorajar mais pessoas a saírem à rua, o que pode arrastar a situação por muito mais tempo", adiantou.

Já sobre as hipóteses reais de demissão de CY Leung, o bispo emérito de Hong Kong diz que "todo o poder" está nas mãos de Pequim e que vai depender se o governo central considera conveniente o seu despedimento ou o seu uso.

"Mas, certamente, CY Leung não é capaz de governar Hong Kong. E se Pequim lhe permitir continuar ele vai ser um fardo para eles", realçou.

FV // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.