FESAP diz que "não há condições para acordo" entre governo e sindicatos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mai (Lusa) - O coordenador da Frente Sindical da Administração Pública (FESAP) afirmou hoje que não estão reunidas as condições para um entendimento entre Governo e sindicatos o que, a confirmar-se, terá como desfecho a greve.

"Acho que o entendimento ainda está muito longe, se é que há possibilidade de haver um entendimento. Há possibilidades de esgotar todas as questões da mesa negocial, é isso que estamos a fazer e que somos obrigados a fazer", disse Nobre dos Santos aos jornalistas, no final de um encontro de cerca de duas horas com o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.

O coordenador da FESAP reiterou que "não há para já, neste momento, hoje, aqui e agora, condições para haver acordos entre as partes".

Nobre dos Santos referiu que o sindicato tudo fará para "partir pedra" na tentativa de chegar a um entendimento com o Governo, mas se tal não se verificar, a greve será o desfecho de todo este processo negocial.

"Se chegarmos a um entendimento, chegamos. Se não chegarmos, não chegamos, e os trabalhadores estarão de certeza defendidos pelos seus sindicatos, na certeza que vamos encontrar uma resposta qualquer", sublinhou.

"Se nos encostarem à parede como se costuma dizer, só nos resta a espada, que são as formas de luta", avisou.

O Governo reuniu-se hoje com as estruturas sindicais da administração pública - Frente Comum, FESAP e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) - no âmbito da reforma do Estado e que se destina a poupar mais de 4 mil milhões de euros.

Esta foi a terceira ronda negocial entre o Executivo e os sindicatos para discutir o projeto de diploma que institui e regula o sistema de requalificação dos trabalhadores da Administração Pública e revoga o sistema de mobilidade especial e o Programa de Rescisões por Mútuo Acordo.

Na última ronda negocial, o Governo admitiu a possibilidade de vir a ser atribuído subsídio de desemprego a estes funcionários, tendo-se comprometido a enviar até hoje aos sindicatos propostas de alteração, o que não aconteceu.

Entretanto, de acordo com os sindicatos, o Governo comprometeu-se hoje a enviar, até à próxima terça-feira, documentos com alterações às matérias em causa.

O aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas, a convergência mais rápida entre o sistema de pensões público e privado, a rescisão contratual com 30 mil funcionários, a revisão dos suplementos remuneratórios e o aumento das contribuições para a ADSE são algumas das medidas que o Governo quer concretizar no âmbito da reforma do Estado.

As negociações entre o Ministério das Finanças e a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a Federação Sindical da Administração Pública e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado decorrem até 04 de junho.

Na semana passada, Hélder Rosalino desmentiu que o governo pretenda avançar com despedimentos no Estado, depois de o ter confirmado aos jornalistas.

Hoje, fonte do Ministério das Finanças informou os jornalistas que o secretário de Estado não irá prestar quaisquer declarações até ao final do processo negocial.

SMS // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.