Páginas Amarelas avançam com Processo Especial de Revitalização

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 jul (Lusa) -- As Páginas Amarelas (PA), principal empresa de listas telefónicas em Portugal, entregaram na segunda-feira um Processo Especial de Revitalização no Tribunal de Comércio em Lisboa, informou hoje o diretor-geral aos trabalhadores.

Num comunicado enviado aos 264 trabalhadores das PA, a que a Lusa teve hoje acesso, Fernando Bernardino explicou que empresa decidiu avançar com este processo devido às dificuldades económicas e financeiras que está a atravessar, nomeadamente a quebra de publicidade.

"O negócio das Páginas Amarelas tem vindo a decair ao longo dos últimos anos, em linha com a tendência verificada globalmente em empresas deste ramo de atividade", adianta o diretor-geral na missiva, depois de uma reunião com todos os diretores.

Entre 2010 e 2012, as receitas das PA caíram para metade, sendo que no ano passado o recuo foi de 25%, devido à "queda global do negócio de listas em todo o mundo, decréscimo do mercado da publicidade em Portugal e uma conjuntura pouco favorável às pequenas e médias empresas" no mercado português, as quais representam a mais de 90% dos clientes das Páginas Amarelas.

"A administração acredita que este processo é essencial para poder alcançar a viabilidade futura do negócio das Páginas Amarelas", referiu o diretor-geral.

Além disso, "assegura a todos os clientes e fornecedores que este processo especial de revitalização não afetará o cumprimento das obrigações contratuais da empresas", concluiu na carta Fernando Bernardino.

Num comunicado à imprensa, a empresa adianta que a PA "pretende adaptar-se à atual procura em termos de publicidade e reorientar o seu negócio para outras áreas onde o mercado tem dado recentemente boas indicações, apesar da forte concorrência, estando previsto o lançamento de novos produtos na área 'mobile' [telemóveis], nas redes sociais e de 'e-commerce'".

As Páginas Amarelas são detidas atualmente em 80% pela MCFG Investments, BVBA, estando os restantes 20% nas mãos da Portugal Telecom (PT).

ALU // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.