Inflação na zona euro acelera para 1,6% em junho, Portugal com 8.ª taxa mais baixa

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 16 jul (Lusa) -- A taxa de inflação anual acelerou, em junho, para 1,6% na zona euro e para 1,7% na União Europeia (UE), tendo Portugal registado a oitava taxa mais baixa (1,2%), informou hoje o Eurostat.

Na zona euro, a taxa de inflação anual foi de 1,6% em junho, contra os 1,4% registados em maio e abaixo dos 2,4% verificados em junho de 2012, segundo os valores divulgados hoje pelo gabinete de estatísticas da UE, que estão em linha com os que foram divulgados na estimativa rápida de 01 de julho.

No conjunto da UE, a taxa de inflação anual situou-se nos 1,7% em junho, acima dos 1,6% registados no mês anterior e abaixo dos 2,5% verificados um ano antes.

Entre os Estados-membros, Portugal registou, a par da Bulgária, a oitava taxa de inflação anual mais baixa: 1,2%, contra 0,9% registados em maio.

Já a taxa de inflação mensal em Portugal situou-se em 0,1% em junho, como divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) a 10 de julho.

Entre os Estados-membros da UE, as taxas de inflação anual mais baixas pertenceram à Grécia (-0,3%), à Letónia e à Polónia (0,2% em ambos os países), enquanto as mais altas foram observadas na Roménia (4,5%), na Estónia (4,1%) e na Holanda (3,2%).

CSJ (MC) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.