Hong Kong: Manifestantes cépticos em relação aos resultados das negociações

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hong Kong, China, 08 out (Lusa) - As negociações formais entre os estudantes e o Governo de Hong Kong estão agendadas para o final desta semana, mas os manifestantes pró-democracia mostram-se céticos sobre os resultados.

Apesar de o número de pessoas nas ruas estar agora reduzido a algumas centenas, depois de os protestos em massa terem reunido milhares, os que restam nas barricadas dizem não ter intenções de deixar o posto.

"Este é um lugar importante. Devemos ficar aqui independentemente de quantas pessoas temos", disse Helix Kwok, um estudante de 18 anos que se mantinha hoje acampado à porta do gabinete do chefe do Executivo.

"Se sairmos [do local] o Governo vai ignorar-nos. Se estivermos aqui podemos reagir se algo acontecer", explica.

Depois de três rondas de "conversações preliminares", as negociações formais com a secretária-chefe Carrie Lam ficaram marcadas para sexta-feira à tarde.

O líder estudantil Lester Shum afirmou que o movimento está disposto a iniciar as conversações mas manifestou preocupação com táticas pouco transparentes por parte do Governo.

"Pedimos aos dirigentes de Hong Kong e a Carrie Lam que enfrentem a questão da reforma política, e não usem truques para nos enganar", apelou.

Os que permanecem nas ruas também se mostram reticentes. "Não estou muito esperançoso com os resultados", diz Timothy Sun, de 17 anos, que já passou dez dias no protesto em Admiralty.

"Acho que o Governo vai repetir o mesmo que já tinha dito antes, ao invés de aceitar os nossos pedidos, como a nomeação civil [dos candidatos a chefe do Executivo]. Vão dizer que teremos eleições livres gradualmente e esse tipo de coisas. Vou ficar aqui, não quero que este protesto seja um falhanço", defendeu.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.