Estado deve ao BIC mais que os 22 MEuro que Finanças já pagaram - Mira Amaral

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jul (Lusa) - O presidente do Banco BIC confirmou hoje que já recebeu 22 milhões de euros do Estado no âmbito do contrato de privatização do BPN, realçando que o banco reclama o reembolso de uma verba superior.

"O acordo quadro de compra e venda do BPN entre o BIC e o Estado prevê que todos os eventos ocorridos antes da privatização do BPN são da responsabilidade do Estado e não do BIC. Os 22 milhões de euros que o Estado já nos pagou é uma parte do reembolso destas verbas, mas [o valor global a receber pelo BIC] não vai ficar por aqui", revelou à agência Lusa Mira Amaral, presidente do Banco BIC Português.

O gestor não quis revelar qual a verba que o banco que lidera reclamou até ao momento junto do Ministério das Finanças, mas frisou que "todos os dias aparecem novos eventos que caem em cima do BIC".

A Lusa tentou apurar junto de fontes oficiais das Finanças o valor que o BIC pediu até agora, algo que não foi possível até ao momento.

O Ministério das Finanças disse hoje o Estado já pagou 22 milhões de euros em responsabilidades contingentes no âmbito do contrato de venda do BPN ao BIC, lembrando que o mesmo previa um valor até 158 milhões de euros.

Isto, depois de uma notícia hoje avançada pelo jornal Público, segundo a qual "o grupo luso-angolano, que pagou 40 milhões de euros pelo BPN, já enviou para o Tesouro faturas de cerca de 100 milhões de euros ao abrigo do contrato de execução assinado com a atual ministra das Finanças", Maria Luís Albuquerque.

O jornal diário detalha que "esta verba é requerida no quadro de privatização do BPN, cujo contrato de execução prevê que o BIC Portugal se responsabilize por liquidar as contingências judiciais (ações instauradas contra o BPN por clientes e trabalhadores), mediante o compromisso de ser reembolsado posteriormente pelo Tesouro".

DN (JMG) // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.