Bruxelas deu "luz verde" a benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira - Governo Regional

| Economia
Porto Canal / Agências

Funchal, 15 jul (Lusa) - O Secretário Regional do Plano e Finanças da Madeira, Ventura Garcês, disse hoje à Lusa que "a Comissão Europeia (CE) já deu luz verde à aprovação dos benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira" (ZFM).

"A Comissão Europeia aprovou a adaptação do regime da Zona Franca à situação atual da Madeira, atualizando os 'plafonds' e aumentando-os em 36,7%", explicou, sendo que o Governo Regional tem conhecimento dessa decisão, mais ainda "aguarda a sua publicação".

Uma aprovação que de acordo com o secretário responsável pela tutela, "vem contribuir para uma maior competitividade do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), não só do ponto de vista de arrecadação de receitas, mas também da criação de riqueza e emprego", afirmou.

Exemplificou com uma empresa que, com matéria coletável de dois milhões de euros entraria na fasquia do "pagamento da taxa de 25%, isto apesar de cumprir com todos os requisitos, o que tornou o CINM menos competitivo".

Com esta decisão tomada pelo executivo comunitário, a ZFM volta a ganhar competitividade, "no sentido de atrair mais empresas com um regime fiscal específico, colocando-se um ponto final num impasse que se arrastava desde que o anterior governo resolveu interromper unilateralmente o processo negocial com a CE".

A necessidade de reabrir as negociações com Bruxelas foi sempre defendida pelo Executivo madeirense, que permanentemente alertou o Governo português para o facto de as receitas do CINM serem importantes não só para a economia da Região, como também para a economia nacional.

A este propósito, Ventura Garcês lembrou que se todo o processo tivesse sido "bem encaminhado" e usando o cálculo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), a região arrecadaria 160 milhões de euros o que seria suficiente para não ter um Plano de Ajustamento Económico e Financeiro em vigor".

A retomada de negociações entre o Governo de Portugal e a CE para reabrir o processo dos benefícios fiscais do CINM deu-se em dezembro de 2011.

"É com grande satisfação que vemos que este assunto, de extrema importância para a economia regional e para o país, finalmente chegou a bom porto. Lamento, todavia, que tenha havido quem, por questões internas, partidárias e eleitorais, tentou bloquear a ZFM, tratando-a de uma forma penalizante e contra os interesses da Madeira e de Portugal", afirmou Ventura Garcês.

JYCA // PDFD

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.