APAF diz que Conselho de Arbitragem da FPF pode continuar, sem repetir erros

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jul (Lusa) -- O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) disse hoje que o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pode manter-se em funções, se não repetir os erros da última época.

"O CA tem condições para continuar desde que as coisas sejam melhoradas em relação ao que se passou na última época, porque isso não se pode repetir", frisou José Fontelas Gomes à agência Lusa.

Na sexta-feira, face às classificações dos árbitros da primeira categoria, a APAF emitiu um comunicado em que lamentava o sucedido "inédito", considerando "absurdo que, só perante a iminência do iniciar de uma nova época", a questão tenha ficado concluída, criticando ainda as "falhas" e as "injustiças" decorrentes do sistema aplicado.

"Tudo isto é da responsabilidade do CA e deverá ser assumida e esclarecida pelo mesmo, para que, desta vez, a culpa não morra solteira e acontecimentos deste género não se repitam no futuro, a bem da verdade, da justiça e da credibilização do setor da arbitragem. A APAF continuará a fazer tudo para que a justiça prevaleça", pode ler-se no referido comunicado.

José Fontelas Gomes revelou a existência de "contactos diários" com os elementos do CA da FPF, sem que, no entanto, "a mudança ainda tenha sido efetuada".

"Talvez o CA deva ouvir mais os árbitros, através da sua estrutura [APAF], temos tido contactos nesse sentido e gostaríamos que assim continuasse", referiu o presidente da APAF.

Sem querer estipular uma data para o entendimento, Fontelas Gomes assumiu a esperança de que "tudo esteja resolvido até quinta-feira", data do início do curso de formação para árbitros, árbitros assistentes e observadores da primeira categoria, na Covilhã.

Ainda no comunicado de sexta-feira, a APAF lamentou que o profissionalismo não vá "avançar na presente época" e o facto de a estrutura, "ao contrário do que seria de esperar", só ter tido conhecido as alterações ao Regulamento de Arbitragem "no dia da sua publicação".

"Como tal, a APAF demarca-se, por completo, do Regulamento de Arbitragem em vigor ao presente dia, estando a preparar uma proposta com várias alterações ao mesmo", conclui a APAF.

A FPF escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

JP // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.