Plantações de mirtilo com mil hectares até final do ano

| País
Porto Canal / Agências

Sever do Vouga, 21 mai (Lusa) - As plantações de mirtilos em Portugal deverão atingir, até ao final do ano, mil hectares, foi hoje revelado na apresentação do programa da Feira do Mirtilo.

Segundo previsões apresentadas pela Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga (AGIM), o crescente aumento do número de plantações deverá levar a que a produção de mirtilo venha a atingir as quatro mil toneladas anuais em 2018, a maioria destinadas à exportação para países da União Europeia.

O mirtilo surgiu em Portugal há cerca de 20 anos, na região de Sever do Vouga, concelho onde se registam as maiores áreas de cultivo.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o setor da produção e comercialização do mirtilo já é responsável por mais de 36 milhões de euros de exportações e poderá ultrapassar a barreira dos 50 milhões de euros dentro de cinco anos, podendo chegar aos 215 milhões de euros em 2023.

Com o intuito de debater e partilhar conhecimentos relativos à produção e comercialização daquele pequeno fruto, que ganha cada vez mais adeptos em Portugal, vai decorrer em Sever do Vouga, nos dias 28 e 29 de junho, em que vão participar especialistas nacionais e internacionais para discutir aspetos técnicos relacionados com essa cultura.

Entre os oradores já confirmados estão o norte-americano David Bryla, investigador da Universidade de Oregon, Andrés Armstrong, do Comité de Arándanos do Chile, o espanhol Juan Carlos García Rubio e o holandês Piet Meerkerk.

De Portugal, estão confirmadas, entre outras, as presenças de Adelina Freitas, da Fresh Factor, Arnoldo Heeren, da Driscoll's, Bernardo Horgan, da Beirabaga, Humberto Teixeira e Lídia Agrela, da Hubel, Nuno Anjo, da Randstad, Pedro Brás de Oliveira, do INIAV, e Sofia Rosendo, da Sudoberry.

O I Congresso Nacional do Mirtilo vai realizar-se no âmbito da VI edição da Feira do Mirtilo, que decorre entre 27 e 30 de junho, em Sever do Vouga.

O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto, conhecido por ter propriedades medicinais e pelas aplicações culinárias, sendo um fruto rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, entre outros elementos.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.