Reparar navio patrulha ao serviço de Marinha desde 1971 vai custar quase 4ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 12 jul (Lusa) - A reparação do navio patrulha "Zaire", ao serviço da Marinha portuguesa desde 1971, arranca este ano, no Arsenal do Alfeite, e deverá custar quase quatro milhões de euros, segundo um despacho do Ministério da Defesa Nacional publicado hoje.

Com 44 metros de comprimento, o NRP (Navio da República Portuguesa) "Zaire" é um dos dez navios patrulhas da classe Cacine construídos nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, e já leva quase 42 anos de serviço.

Estes navios operam junto a zonas costeiras em missões de vigilância, patrulha e defesa, tendo uma guarnição de 33 marinheiros, entre oficiais, sargentos e praças, além de vário armamento.

Num despacho publicado hoje em Diário da República, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, reconhece que aquele navio necessita de realizar uma ação de manutenção, que inclui uma docagem e de uma revisão intermédia para poder "manter a sua atividade operacional e as valências inerentes às suas capacidades".

É também autorizada a celebração de um acordo pela Direção de Navios da Marinha com o Arsenal do Alfeite para reparação do NRP "Zaire", o qual "não deverá exercer o preço máximo" de 3.997.500 euros. Este acordo deverá vigorar após aprovação do Tribunal de Contas, durante os anos de 2013 e 2014, lê-se no mesmo despacho.

O NRP "Zaire" é um dos três daquela classe ainda ao serviço da Marinha portuguesa com mais de 40 anos de operação. Chegaram a estar todos inoperacionais em 2012.

A substituição destes navios por cinco novas lanchas de fiscalização costeira (LFC) - com opção por mais três - estava prevista no âmbito do contrato de reequipamento celebrado em 2004 entre o Ministério da Defesa e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Cada LFC deveria custar cerca de 20 milhões de euros, mas esse contrato, juntamente com a encomenda de mais seis navios de patrulha oceânica, foi revogado pelo atual Governo, em setembro de 2012, devido à reprivatização dos ENVC.

O despacho que autoriza a reparação profunda do NRP "Zaire" foi assinado pelo ministro da Defesa e nele recorda-se que a Marinha, para cumprimento das missões, opera diversas unidades navais que "devem apresentar os índices de disponibilidade operacional definidos no dispositivo naval de referência complementada com o grau de prontidão adequado à especificidade da missão a desempenhar, às prioridades e à política de manutenção definidas".

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.