Portugal com 3.ª maior subida da produção industrial na UE em Maio

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 12 jul (Lusa) -- A produção industrial recuou 1,3% na zona euro e 1,6% na União Europeia em maio, relativamente a igual mês de 2012, mas em Portugal aumentou 4,5%, a terceira maior subida entre os 27, divulgou hoje o Eurostat.

Portugal registou, assim, a segunda subida homóloga consecutiva, depois de, em abril, a produção industrial ter avançado 2,3%.

O crescimento verificado em Portugal em maio apenas foi superado pelos registados na Lituânia (21,6%) e na Estónia (6,3%), enquanto as maiores descidas da produção industrial pertenceram à Irlanda, à Suécia (-7,7% em ambos os países) e à Bulgária (-6%).

Já na comparação mensal, ou seja, maio em relação a abril, Portugal registou a maior subida entre os 27 Estados-membros (6,1%), enquanto a zona euro e a União Europeia registaram quebras de 0,3% e de 0,6%, respetivamente.

Com a subida observada em maio, Portugal regressou aos crescimentos, depois da queda de 3,2% registada em abril, segundo os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.

Ao nível dos Estados-membros, a Letónia registou o segundo maior crescimento (2,2%) e a Estónia o terceiro (2%), enquanto a Roménia (-10,7%), a Lituânia (-6,3%) e a Suécia (-3,8%) lideraram as quedas.

CSJ // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.