Seleção portuguesa de futebol de rua procura o "ouro" no Mundial

| Desporto
Porto Canal / Agências

A seleção portuguesa de futebol de rua parte para a 10.ª edição do Campeonato do Mundo com a intenção de conquistar a competição, mas a vertente social assumirá igualmente lugar de destaque nos objetivos de toda a comitiva.

A equipa das "quinas", que disputará a prova em Poznan, na Polónia, entre 10 e 18 agosto, foi hoje apresentada, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa cerimónia "apadrinhada" pelo diretor da entidade que gere o futebol nacional, João Vieira Pinto.

O antigo futebolista, e atual embaixador do "Projeto Futebol de Rua", mostrou-se honrado com o convite e destacou a importância destas iniciativas, que visam "acabar com a exclusão social".

"Sou testemunha do convívio. Vi alguns jogos em Aveiro [na final do campeonato nacional] e, embora haja competição, percebe-se que o mais importante é acabar com a exclusão social e promover o convívio, minimizando o problema que os atletas têm tido ao longo da sua vida", afirmou João Vieira Pinto.

Por outro lado, o coordenador do projeto, Gonçalo Santos, sublinhou o "crescimento sustentado" da iniciativa, que começou em 2004, através da "Associação CAIS".

"Ao longo destes 10 anos, tem vindo a crescer de forma sustentada. Tivemos mais de 1.000 participantes e mais de 100 instituições de solidariedade social a participar. Tudo isto culminou numa grande final nacional. Quando começou tinha dois dias e este ano teve cinco, com um torneio e atividades culturais e recreativas", disse.

Gonçalo Santos lembrou o "histórico desportivo relevante" de Portugal, mas não deixou de realçar a importância dos objetivos extra futebol como um das prioridades do projeto.

"Pensamos que a forma sustentável é equilibrar os dois lados. Somos uma das poucas comitivas que consegue equilibrar a competição e os aspetos que tentamos trabalhar com o projeto, além de conseguirmos bons resultados desportivos", referiu.

Já Bruno Seco, que desempenha as funções de selecionador, juntamente com Francisco Seita, mostrou ambição de alcançar um objetivo, que tem escapado ao conjunto nacional.

"Em termos desportivos, o objetivo passa por sermos campeões do Mundo. No ano passado ficámos no quinto lugar no Mundial e fomos os melhores na Europa. Este ano vamos tentar ser novamente os melhores da Europa, mas também os melhores do Mundo", adiantou, antes de confessar que vai pedir conselhos a João Vieira Pinto.

O lisboeta Ricardo Pereira é um dos oito atletas que compõem a seleção nacional, ele que se estreia com a camisola das "quinas", depois de ter entrado no "Projeto Futebol de Rua" em 2010, em representação da instituição "O Companheiro".

"Este ano, consegui chegar à seleção. No ano passado, tive a sorte de ter dois jogadores da minha equipa na seleção. Agora espero conseguir melhor que o quinto lugar e, melhor do que isso, só sendo campeão", afirmou.

A seleção nacional de futebol, que ocupa o quarto lugar no "ranking" mundial, foi quinta classificada na edição do ano passado, depois de ter alcançado o segundo lugar em 2009 e o quarto posto em 2010.

+ notícias: Desporto

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.