FMI discute com autoridades portuguesas data de início da 8.ª revisão

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que está em discussões com as autoridades portuguesas sobre a data do início da próxima revisão, que estava agendado para a próxima segunda-feira.

"Sobre o 'timing' exato da próxima visita do FMI, ainda estamos em discussões com as autoridades", afirmou o porta-voz da instituição Gerry Rice, durante a conferência de imprensa quinzenal.

A revisão deveria começar na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, que já ia começar mais tarde devido aos atraso na conclusão da sétima revisão que aconteceram, por sua vez, devido aos atrasos no plano de corte na despesa do Estado e ainda pelo 'chumbo' do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

O FMI recusou fazer comentários à situação política em Portugal, após a decisão do Presidente da República anunciada na quarta-feira, mas defendeu que a Portugal tem que continuar a implementar o programa.

"Portugal tem feito progressos significativos sob o programa conjunto do FMI/BCE/CE, com grande determinação e sacrifício do povo português. É importante que continue a ser implementado de forma consistente para que a retoma surja", afirmou ainda.

O Presidente da República propôs na quarta-feira, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e com os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

NM/ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.