Pescadores relatam prejuízos depois de semanas afastados do mar

| País
Maria Guimarães

Os pescadores voltaram à atividade depois de várias semanas sem ir ao mar por causa do mau tempo. Os profissionais relatam a queda na faturação com as despesas a aumentar, um cenário ainda mais preocupante tendo em conta que os apoios do Governo só devem chegar no final do ano.

Dizem que depois da tempestade vem a bonança, mas para quem tem a pesca como profissão, ainda existe um longo caminho pela frente antes de se poder respirar fundo.

Os pescadores, que estiveram afastados do mar nas últimas semanas por causa das sucessivas tempestades, viram a faturação a cair e as despesas a aumentar. A pesca artesanal, que emprega mais de dez mil pescadores a nível nacional, é a que mais tem sofrido.

Para apoiar os pescadores, o Governo apela à submissão de uma candidatura para o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, um apoio pago em caso de suspensão da atividade devido ao mau tempo. Mas o dinheiro chega só no final do ano.

Os pescadores pedem ainda às autarquias que olhem para as comunidades piscatórias. Em Vila do Conde, a Câmara Municipal entregou 250€ a cada pescador, um apoio excecional de meio milhão de euros que abrange cerca de dois mil profissionais da maior comunidade piscatória do país.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.