Peso da Régua prepara plano para evacuação junto ao Douro

Peso da Régua prepara plano para evacuação junto ao Douro
Foto: CM Peso da Régua
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Peso da Régua admitiu esta sexta-feira a possibilidade de ser acionado um plano para evacuação das habitações da zona próxima ao rio Douro que “entrou em fase de saturação” e transbordou esta noite.

“A situação está a agravar-se. Temos a água a metro e meio/dois metros da Avenida [João Franco]. Há uma tendência de subida. Temos definido no nosso plano para evacuação”, disse José Manuel Gonçalves, cerca das 09h30, em declarações à agência Lusa.

A Capitania do Douro alterou o alerta de iminência de cheias de laranja para vermelho, estando já interditada a navegação no rio e ativadas medidas restritivas específicas dos planos municipais de intervenção, disse, esta sexta-feira, o comandante adjunto, Pedro Cervaens, num ponto de situação cerca das 07h30.

Em Peso da Régua, no distrito de Vila Real, o aumento do caudal do rio Douro era “expectável” e “o plano de ação está montado há vários dias”, disse o presidente da Câmara, apontando que “previsivelmente o rio entrou em fase de saturação”.

Segundo o autarca a água já chegou ao ponto mais baixo da Avenida do Douro e a Avenida João Franco apresenta “uma situação mais crítica”.

“Estamos a calcular, a acompanhar, a avisar as pessoas e vamos ver o que vai acontecer nas próximas horas, mas a tendência é que a situação venha a agravar. Por melhor gestão que esteja a ser feita pela APA [Agência Portuguesa do Ambiente] e por quem gere todo o sistema de barragens do país, a uma certa altura o próprio sistema satura. Nós já estamos nessa fase. Vão haver, inevitavelmente, cheias”, referiu José Manuel Gonçalves.

Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão esta sexta-feira sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, devido à agitação marítima a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja até às 15h00 desta sexta-feira, um nível em vigor até às 12h00 de sábado nos distritos de Viana do Castelo, Porto e Beja.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

+ notícias: Norte

Presidentes do Porto e Matosinhos criticam modelo da Área Metropolitana

Os presidentes da Câmara de Porto e Matosinhos criticaram o modelo e o funcionamento da Área Metropolitana do Porto, a que Pedro Duarte, portuense também líder desta estrutura, chamou “ficção enquanto organismo”.

Ciclista resgatado de helicóptero em estado grave após acidente na Serra d’Arga

Um ciclista de 45 anos foi resgatado este domingo de helicóptero de um local de difícil acesso para onde caiu, sendo transportado para o Hospital de Viana do Castelo em estado grave.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.