ULS Braga aposta em tecnologia para humanizar cuidados prestados a utentes sem voz
Porto Canal
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga implementou o projeto 'Comunicar sem Voz', que pretende humanizar os cuidados prestados aos doentes com dificuldades de comunicação, anunciou esta quarta-feira aquela entidade em comunicado.
Segundo a nota de imprensa, a ULS Braga explica que o projeto visa os utentes que, por motivos clínicos, perdem temporária ou permanentemente a capacidade de comunicar verbalmente.
Para ultrapassar esta limitação, a equipa de enfermagem do serviço de Otorrinolaringologia (ORL) da ULS Braga adotou a aplicação MagicContact, uma ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), gratuita, desenvolvida pela Fundação Altice, em parceria com a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e o aTOPLab do Politécnico de Leiria.
“Estes doentes enfrentam, no pós-operatório, uma realidade marcada por sentimentos de medo, angústia e frustração. A impossibilidade de expressar necessidades, emoções ou dores intensifica o sofrimento físico e emocional, dificultando ainda a prestação de cuidados de saúde adequados”, explica a Enfermeira Gestora do Serviço de Otorrinolaringologia da ULS Braga, Sofia Osório.
A aplicação está já a ser utilizada no serviço de ORL da ULS Braga, permitindo aos doentes comunicar "de forma simples, intuitiva e eficaz com os profissionais de saúde, recorrendo a ‘tablets’, atenuando, assim, os níveis de ansiedade e promovendo uma maior autonomia e conforto".
Esta solução tecnológica não substitui a voz, mas devolve ao doente a capacidade de participar ativamente nos seus cuidados, de manifestar necessidades básicas e de se sentir compreendido, lê-se no comunicado.
