Lobos atacam rebanhos em Miranda do Douro

| Norte
Patrícia Canelas, Porto Canal

Os ataques de lobos a rebanhos no planalto mirandês não param de aumentar. Nos últimos tempos têm aumentado as queixas dos pastores que vivem em sobressalto. Já são dezenas de animais mortos e mais ainda feridos.

A cada novo ataque cresce a revolta entre os pastores, dizem sentir que estão a trabalhar para os lobos comerem e que o apoio dado a preservação do lobo é muito superior a que dão aos seu meio de subsistência.

Numa zona em que a agropecuária tem uma grande relevância económica pedem uma intervenção eficaz do governo antes que muitos sejam obrigados a abandonar a atividade.

Em julho, foi apresentado o Programa Alcateia 2025-2035, de proteção do lobo ibérico, que tem para este ano um orçamento de 3,3 milhões de euros e contempla a revisão das indemnizações por ataques de lobos a gado, aproximando-as dos valores de mercado. Mas os pastores dizem que os valores pagos além de demorarem a chegar estão muito longe da realidade.

+ notícias: Norte

Menezes anuncia trabalhos de desmantelamento de ciclovia criada em 2024 por antecessor

O presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, anunciou esta sexta-feira o início do desmantelamento da ciclovia da Avenida da República, criada em 2024 pelo antecessor, Eduardo Vítor Rodrigues, medida contestada por associação de mobilidade.

A4 reaberta ao trânsito no sentido Porto-Amarante

A autoestrada 4, que esteve cortada na manhã deste sábado, no sentido Porto-Amarante, ao quilómetro 57 reabriu ao trânsito pelas 13h00, disse a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.