Mateus Mide: “Se dermos o nosso melhor, vamos atingir o nível que pretendemos”
Porto Canal
Nove jogos, nove vitórias, 43 golos marcados e apenas 11 sofridos. O registo do FC Porto na Série Norte do Campeonato Nacional de sub-19 é quase perfeito antes da deslocação à Academia do Moreirense (domingo, 15h00), mas, após duas semanas em que se tirou “o máximo proveito para fazer crescer os jogadores”, Sérgio Ferreira quer os seus pupilos “despertos e alerta para o que possa vir a acontecer” frente a “uma boa equipa com uma boa ideia de jogo”. Membro integrante de uma “equipa confiante” que tem “treinado muito bem”, o médio Mateus Mide pede “máximo respeito” pelo adversário e lembra: “Se dermos o nosso melhor, vamos atingir o nível que pretendemos”.
Sérgio Ferreira
Os benefícios da paragem internacional
“A equipa está bem, motivada como sempre e à procura de continuar o seu caminho de crescimento. Tirámos o máximo proveito deste momento de paragem para fazer crescer os nossos jogadores e procurámos colocar outro tipo de desafios, ou seja, foi necessário mais uma vez estarmos aqui numa relação direta com a equipa principal e com a equipa B, o que é muito importante para nós enquanto Clube, porque sabemos perfeitamente que a nossa prioridade é formar jogadores para a equipa principal. É importante que haja este contacto, tanto de treinadores como de jogadores, para perceber o nível de exigência, compromisso e foco que é necessário ter neste Clube para chegar à equipa principal. Portanto, os jogadores que lá foram tiveram um nível de desafio diferente. Abraçaram-no de corpo inteiro e cresceram, logicamente.”
O Moreirense
“É uma equipa com uma boa ideia de jogo. Procura ser uma equipa muito positiva naquilo que é o momento sem bola e o momento também com bola. Temos de nos apresentar com máxima exigência e máximo compromisso com aquilo que são os nossos valores. Estamos muito focados, porque só assim é que vamos estar despertos e em alerta para aquilo que possa vir a acontecer. Nós queremos propor e determinar a forma como o jogo flui, mas, logicamente, temos também que estar preparados caso aconteça algo fora daquilo que é o nosso plano de jogo para podermos dar resposta. É nesse sentido que temos preparado os jogadores e a equipa e, portanto, esperamos mais um desafio com um nível de dificuldade alto, mas estamos preparados.”
Foco no presente
“Estamos apenas focados no Moreirense e só depois desse jogo é que iremos pensar no que vem para a frente. O jogo do Moreirense é mais um momento ótimo para crescermos, para nos desenvolvermos, para aprimorarmos uma quantidade de princípios que temos e para dar resposta àquilo que é necessário. Logicamente que, quando ganhamos, abre-se uma nova oportunidade para voltarmos a vencer ou, no mínimo, mostrar um desejo e uma ambição enorme de voltar a vencer. E é nesse sentido que estamos a construir esta equipa, a passar os nossos valores para esta equipa e, portanto, o que foi feito está feito e agora estamos focados no presente.”
Mateus Mide
O regresso à competição
“Sinto a equipa muito confiante. Temos treinado muito bem e estamos prontos para enfrentar este próximo jogo.”
Foco virado para dentro
“Temos que ter o máximo respeito por esta equipa, temos que entrar fortes para tentar garantir os três pontos e penso que, se dermos o nosso melhor, vamos atingir o nível que pretendemos”.
