FC Porto: Sábado de Taça em Barcelos
Porto Canal
O FC Porto estreia-se na Taça de Portugal este sábado, a partir das 18h00, no Estádio Cidade de Barcelos (Sport TV). Na terceira eliminatória da prova rainha, os líderes da Liga Portuguesa vão defrontar o CD Celoricense, que milita no Campeonato de Portugal e venceu a Supertaça da AF Braga.
Ver esta publicação no Instagram
Antes da paragem para os compromissos internacionais, os comandados de Francesco Farioli disputaram dez jogos, venceram nove e empataram o último - contra o Benfica, no Estádio do Dragão -, tendo marcado 22 golos e sofrido apenas dois. Até à próxima data FIFA, em meados de novembro, os azuis e brancos vão disputar seis jogos referentes a três competições distintas: cinco fora de portas (CD Celoricense, Nottingham Forest, Moreirense FC, FC Utrecht e FC Famalicão) e um em casa, diante do SC Braga.
Diogo Costa (Portugal), Samu (Espanha), Jan Bednarek e Jakub Kiwior (Polónia), Victor Froholdt (Dinamarca), Deniz Gül (Turquia), Zaidu (Nigéria), Eustáquio (Canadá), Pablo Rosario (República Dominicana), Martim Fernandes e Rodrigo Mora (Portugal sub-21), Dominik Prpić (Croácia sub-21) e Tomás Pérez (Argentina sub-20) estiveram ausentes dos trabalhos ao serviço das respetivas seleções.
O Municipal de Celorico de Basto só tem capacidade para 301 espetadores, por isso o jogo desta tarde joga-se em Barcelos, onde os Dragões bateram o Gil Vicente no passado mês de agosto (2-0). Mais de quatro mil portistas adquiriram ingressos na plataforma bilhetes.fcporto.pt e prometem pintar de azul e branco as bancadas Sul e Nascente.
FC Porto
“Cada competição nova é um livro em aberto”, por isso Francesco Farioli quer “abordar o jogo com inteligência” para “fazer por merecer a passagem”. Com “muito respeito e muita atenção”, pois “o futebol é um desporto desafiante” e pródigo em surpresas, o técnico italiano lembra que “o jogo começa 0-0" e que “com uma bola, duas balizas e 22 jogadores muita coisa pode acontecer”.
“Temos de estar prontos para competir”, reforça o timoneiro satisfeito por ver que “os jogadores treinaram todos no máximo” e decidido a “ir a jogo com os melhores disponíveis”. No início de “um ciclo muito exigente”, convém “abordar o jogo da forma certa para seguir em frente”. “Contamos com o apoio dos nossos adeptos que vão encher o estádio”, conclui o timoneiro que não poderá contar com Zaidu - a contas com um traumatismo no gémeo direito -, Nehuén Pérez e Luuk de Jong.
CD Celoricense
Atual quinto classificado do quarto escalão nacional seis pontos atrás da AD Limianos, o CD Celoricense sofreu um desaire pela margem mínima frente aos líderes da Série A no início do mês (2-1), mas antes disso vinha de uma sequência de seis vitórias consecutivas para a Taça, Supertaça e Campeonato de Portugal.
No caminho rumo à terceira eliminatória da prova rainha, a formação orientada por Rafael Seixas eliminou o CD Celeirós no tempo regulamentar (1-0) e o CD Mafra no prolongamento (1-0). Pelo meio, registaram-se triunfos diante do Ribeira Brava (5-1), do Mirandela (1-0) e do Monção (5-2).
O guarda-redes Gonçalo Machado fez praticamente toda a formação no Olival, o médio colombiano Freider Tirado já defrontou o FC Porto ao serviço do Vilar de Perdizes e o avançado Juninho marcou seis golos em 150 minutos distribuídos por quatro jogos. Os defesas João Padi e Carlos Mendes, os médios Andrezinho e Matchu e o avançado Francisco Martim também são escolhas regulares do técnico de 35 anos que chegou a jogar nos juniores e juvenis do FC Porto em 2006/07 e 2007/08.
Equipa de arbitragem
Carlos Macedo, da Associação de Futebol de Braga, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 38 anos terá como assistentes Luís Costa e João Macedo, sendo Pedro Alves o quarto árbitro. Nesta fase da Taça de Portugal ainda não há VAR.
