Francesco Farioli: "Vamos a jogo com os melhores disponíveis"

Francesco Farioli: "Vamos a jogo com os melhores disponíveis"
| Desporto
Porto Canal

Depois de mais uma paragem para os compromissos internacionais de seleções, o FC Porto está de regresso à competição na Taça de Portugal e estreia acontece este sábado (18h00, Sport TV), no Estádio Cidade de Barcelos, diante do CD Celoricense, equipa que disputa a Série A do Campeonato de Portugal. Agora, é “um novo livro que se abre e que queremos explorar até à última página”, afirmou Francesco Farioli na projeção de um encontro em que o coletivo portista tem de provar que merece “seguir em frente”. “Temos de ser espertos e inteligentes na abordagem ao jogo, pois a história do futebol está cheia de surpresas”, reforçou o treinador italiano, que conta com “apoio dos nossos adeptos” nesta deslocação ao Minho.

Um novo livro que se abre
“É uma nova competição, um novo livro que se abre e que queremos explorar até à última página, se formos capazes. Temos de começar pela primeira página e a primeira página é o CD Celoricense. Li algumas entrevistas de alguns jogadores deles e sei o que sentem. Quando comecei a minha carreira de treinador a nível amador, também soube o que é jogar com grandes equipas de escalões acima. Vamos defrontar uma equipa que vai dar a vida e que tem uma oportunidade fantástica de mostrar o seu valor. Temos de ser espertos e inteligentes na abordagem ao jogo, pois a história do futebol está cheia de surpresas. O jogo começa 0-0 e temos de provar que merecemos seguir em frente.”

Um troféu para conquistar
“Termos a oportunidade de disputar uma competição e podermos ganhá-la é sempre algo fantástico. Antes da última página do livro, temos de começar pela primeira. Estamos a preparar-nos muito bem e a preparar todos os cenários, mesmo os jogadores estão a receber informações individualmente sobre o adversário. Temos muito respeito e muita atenção, como sempre, sabendo que o futebol é um jogo estranho. Temos de estar preparados para competir no nosso melhor.”

O favoritismo mostra-se em campo
“No papel podemos dizer muitas coisas, mas o jogo começa 0-0 e ambas as equipas vão dar tudo. É um jogo a eliminar e podem acontecer vários cenários. Pensámos em todos os cenários e em tudo o que pode mudar o rumo e a dinâmica de um jogo. Há uma bola, duas balizas, 22 jogadores e muitas coisas podem acontecer. Temos de estar preparados para encarar o jogo da melhor maneira.”

Os melhores para evitar surpresas
“Competimos para ganhar em todas as provas e amanhã vamos com o gás todo, vamos a jogo com os melhores disponíveis. Vamos entrar com o melhor onze que acredito que nos vai ajudar a ganhar o jogo e a encarar o próximo bloco competitivo. Vão ser seis jogos, cinco fora, vai ser um ciclo exigente. Esperamos amanhã ter o apoio dos nossos adeptos e que possam encher o estádio. A nossa mente está no jogo de amanhã.”

Cláudio Ramos vai ser titular
“Nos outros clubes por que passei, nunca mudei, mas amanhã vai jogar o Cláudio Ramos. Ele merece muito, tem uma grande experiência e um papel importante no grupo pelas qualidades, pela personalidade e pelo caráter. Amanhã vai estar na baliza.”

Eustáquio está disponível, Zaidu não
“O Zaidu não voltou nas melhores condições físicas e tem problemas num gémeo. Decidimos deixá-lo de fora do jogo de amanhã. O Eustáquio também chegou mais tarde, mas está em condições para ir a jogo.”

Yann Karamoh pode estrear-se
“Ele veio como jogador livre e precisou de algumas semanas para se preparar bem, mas creio que já está a um nível em que pode começar a ajudar-nos. Pode ser que amanhã tenha minutos de jogo.”

A aura do Jamor
“É um destino que já me foi mencionado várias vezes, pelo prestígio e pela aura daquele lugar. Já lá estive há uns anos e conheço-o. Esperemos chegar lá para competir, mas a nossa jornada começa amanhã.”

Froholdt e Mora nos 25 finalistas do Golden Boy
“Penso que é um grande feito para eles e para o Clube. O Rodrigo Mora fez o seu caminho na formação até chegar à equipa A. O Victor Froholdt foi contratado pelo trabalho do Departamento de Scouting, que soube identificar um grande talento. Deixo também uma palavra ao presidente, que teve a coragem de fazer um grande investimento num jogador que estava a começar a carreira.”

Tomás Pérez na final do Mundial de sub-20
“Estamos muito felizes por ele. Quando o Nehuén Pérez se lesionou, falámos com ele sobre a possibilidade de não o libertarmos, mas quando analisámos todas as hipóteses, decidimos deixá-lo viver uma experiência única. Está na final e pode ser campeão do mundo, é algo que nos deixa feliz e apoiamo-lo à distância. Quando voltar, espero que possamos celebrar com ele durante uns minutos e depois retomamos o trabalho.”

Parabéns, presidente
“Desejamos ao presidente um feliz aniversário. Os últimos dias, com a decoração do Olival em memória do Jorge Costa e agora com o aniversário do presidente, foram intensos e especiais.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: André Villas-Boas intervém em encontro da EFC sobre o futuro do futebol

O Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, esteve esta terça-feira em Frankfurt para participar no Men’s Football Working Group, encontro realizado no âmbito dos trabalhos da European Football Clubs (EFC), nova designação da European Clubs Association (ECA), naquele que foi um momento dedicado à reflexão estratégica sobre o futuro do futebol profissional. Enquanto membro do UCC Committee da UEFA, Villas-Boas acompanha de forma activa estes dossiers, dado que os temas discutidos nos Working Groups da EFC são posteriormente levados para análise e decisão no comité da UEFA.

FC Porto: Folha limpa para Dominik Prpić na goleada dos sub-21 croatas

Com Dominik Prpić a tempo inteiro no eixo defensivo, a seleção de sub-21 da Croácia recebeu e bateu nesta quinta-feira a Lituânia (4-0), em Velika Gorica, na 3.ª jornada do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

FC Porto: Zaidu a tempo inteiro na vitória da Nigéria

Com Zaidu a titular e em campo durante os 120 minutos, a Nigéria venceu o Gabão no prolongamento (4-1) e garantiu um lugar na final da segunda fase de eliminatórias da Federação Africana de Futebol.