PSD/CDS-PP conquista “vitória histórica” em Guimarães após 36 anos PS

PSD/CDS-PP conquista “vitória histórica” em Guimarães após 36 anos PS
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) venceu este domingo as eleições autárquicas, retirando o poder ao PS que governou nos últimos 36 anos, com o cabeça de lista pela coligação, Ricardo Araújo, a classificar a vitória como “histórica”.

“É uma vitória histórica. Os vimaranenses quiseram mudar, deram um sinal claro e esta vitória é expressiva. Ainda não sabemos com rigor os resultados finais, mas é uma grande vitória da coligação Juntos por Guimarães, após o PS governar durante 36 anos”, afirmou Ricardo Araújo, em declarações à agência Lusa.

Pelas 23:00, segundo o candidato pelo PSD/CDS-PP, faltavam fechar ainda duas freguesias, que não terão influência da vitória da coligação, havendo ainda a possibilidade de ganhar com maioria absoluta.

“Ainda podemos ter maioria absoluta, é difícil, mas é possível”, referiu o também deputado na Assembleia da República.

Atualmente, o executivo municipal de Guimarães, no distrito de Braga, é composto por sete eleitos do PS e quatro da coligação PSD/CDS-PP.

O deputado na Assembleia da República Ricardo Araújo foi o cabeça de lista pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP).

Ricardo Costa, atual presidente da concelhia do PS e deputado na Assembleia da República, foi o candidato do PS.

A CDU – Coligação Democrática Unitária, que integra o PCP – Partido Comunista Português e o PEV – Partido Ecologista Os Verdes, teve Mariana Silva como cabeça de lista à Câmara nestas eleições autárquicas.

Nuno Vaz Monteiro foi o candidato do partido Chega.

Domingos Bragança (PS), eleito em 2013, não se recandidatou ao cargo de presidente da autarquia devido à lei da limitação de mandatos.

+ notícias: Norte

Eduardo Vítor Rodriges pede ao Tribunal de Contas auditoria urgente à Câmara de Gaia

O ex-presidente socialista da Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues pediu ao Tribunal de Contas uma auditoria “com caráter de urgência” à sua gestão daquela autarquia para “esclarecer o palavreado que por aí anda”.

Incêndio destrói fábrica de cerâmica em Vila Verde

Uma fábrica de cerâmica situada na freguesia de Cervães, em Vila Verde, Braga, ficou, na madrugada desta terça-feira, destruída devido a um fogo, que não casou vítimas, disse à agência Lusa fonte do Comando sub-regional do Cávado.

Todos os ocupantes do veículo preso no Rio Ferreira retirados com ferimentos ligeiros

As cinco pessoas, dois adultos e três crianças, que ficaram presas dentro de um automóvel ligeiro no Rio Ferreira, em Gondomar, já foram retiradas e encaminhadas para o Hospital de São João, no Porto, segundo fonte dos bombeiros.