Desde 1989 que a abstenção foi sempre acima dos 40% no Porto
João Nogueira
Nas últimas eleições autárquicas, mais de metade dos eleitores da cidade do Porto não votaram. Uma tendência que se prolonga há décadas e se repete por grande parte do distrito. Desde o ato eleitoral de 1989 que a abstenção não é menos que 40%.
A abstenção nas eleições autárquicas continua a ser uma marca persistente na cidade do Porto. Desde 1989 que a taxa de participação não desce abaixo dos 40%, e nas últimas eleições o cenário agravou-se: 51,2% dos eleitores optaram por não votar, segundo dados disponibilizados pelo Pordata.
Ver esta publicação no Instagram
O contraste com o passado é significativo. Em 1979, ano com maior participação registada na cidade, a abstenção rondou apenas os 20%. A quebra de interesse e envolvimento dos cidadãos nas escolhas locais tem vindo a acentuar-se desde então, com sucessivos recordes negativos. O cenário não é exclusivo e estende-se a praticamente a todo o território nacional.
Afastamento das urnas é tendência no distrito
A cidade do Porto não é caso único. Em quase todos os concelhos da Área Metropolitana do Porto, a abstenção tem vindo a crescer de forma consistente ao longo dos anos. Nas últimas eleições, Vila Nova de Gaia e Valongo registaram percentagens históricas de abstenção, com 52,3% e 52,2%, respetivamente.
Em sentido inverso, houve concelhos a mostrar maior mobilização dos eleitores. Arouca destacou-se com a taxa de abstenção mais baixa do distrito (29,9%), seguida por Paredes (33,9%) e Trofa (37,7%).
Cidade do Porto tem mais de 200 mil eleitores elegíveis
De acordo com dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE), à data de 15 de junho de 2025, estão inscritos 202 046 eleitores na cidade do Porto. A freguesia com maior número de votantes inscritos é Paranhos, com 39 740 eleitores, enquanto Bonfim é a que tem menos, com 20 622.
No total, o distrito do Porto conta com mais de 1,5 milhões de eleitores inscritos. Contudo, o concelho com mais votantes é Vila Nova de Gaia (267 549), seguido de Matosinhos (149 680).
Abstenção ultrapassou metade do eleitorado em Sintra
Num panorama mais alargado, a nível nacional, o concelho com maior abstenção foi Sintra, onde 60% dos eleitores não participaram nas eleições autárquicas.
Ao todo, para estas eleições autárquicas estão inscritos mais de nove milhões de eleitores, incluindo cidadãos nacionais e estrangeiros residentes em Portugal.
