Câmara do Porto emitiu alvará para construção de hotel na ‘Torre do JN’ em janeiro

Câmara do Porto emitiu alvará para construção de hotel na ‘Torre do JN’ em janeiro
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto emitiu a 30 de janeiro um alvará de construção para dar início à obra da adaptação da torre do Jornal de Notícias em hotel, respondeu a autarquia à Lusa, mas as obras ainda não avançaram.

De acordo com o município, o alvará, emitido no início do ano, serve para “obras de demolição, ampliação e alteração para adequar a preexistência a hotel”.

Contudo, na torre de 14 pisos na Rua de Gonçalo Cristóvão, na União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, a empreitada ainda não arrancou, nem o edifício foi vedado.

O processo da transformação da torre já tem uma década e remonta a 2015, quando deu entrada nos serviços de urbanismo do município um Pedido de Informação Prévia (PIP) para reconverter aquele espaço numa unidade hoteleira com mais de 200 quartos, processo esse que obteve um despacho favorável em março de 2016 e que “foi sucessivamente revalidado”.

O edifício foi vendido em 2018 pela Global Media à sociedade Authentic Empathy. Desde 2020, pertence apenas a uma das sociedades que a constituíam, a Magnetic Pocket, gerida pelos empresários de Macau Lei Ka Kei E David Siu, gerentes da Burgosublime, cuja empresa-mãe é a sucursal portuguesa da KNJ, de Kevin Ho.

O projeto de arquitetura do futuro “Hotel Jornal” foi entregue ao coletivo Oporto Office for Design and Architecture (OODA), responsável por projetos como a reconversão do antigo Matadouro e a nova sede da Liga Portuguesa de Futebol, em Ramalde.

De acordo com o ‘site’ do atelier de arquitetura, o painel de azulejos na fachada da torre, da autoria do escultor Charters de Almeida, será mantido e vai ser demolida uma parte do edifício que fica junto à Estação da Trindade.

Os jornalistas saíram deste espaço em julho de 2023. Os trabalhadores do JN e do desportivo O Jogo mudaram-se para um edifício na Rua do Monte dos Burgos, na Prelada, e os da TSF para um espaço na Boavista.

A torre, da autoria do arquiteto Márcio Freitas, foi a terceira redação dos trabalhadores daquele jornal, que se mudaram para estas instalações em 1970.

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia terá de suspender retirada da ciclovia da Avenida da República

A Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, terá de suspender a retirada da ciclovia na Avenida da República e terá cinco dias para esclarecer o processo junto do tribunal, conforme decisão conhecida esta quinta-feira.

Luís Filipe Menezes condenado por difamar Eduardo Vítor Rodrigues

O atual presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, foi condenado esta quinta-feira por difamação agravada e a pagar uma indemnização de 2.500 euros ao ex-autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

Vereadores da oposição impedidos de almoçar na cantina municipal de Santo Tirso

Os vereadores da coligação PSD/IL na Câmara de Santo Tirso, Ricardo Pereira, Fernando Vale e Sara Lima, foram hoje impedidos de almoçar na cantina da autarquia, denuncia a concelhia do partido em comunicado.