FC Porto: Nulo no clássico. Crónica de jogo

FC Porto: Nulo no clássico. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto não foi além de uma igualdade sem golos frente ao Benfica na oitava jornada de um campeonato que continua a liderar de forma isolada com três pontos de vantagem sobre o Sporting (19), que também empatou na receção ao SC Braga (1-1). Superiores ao rival da Luz durante os 90 minutos, os portistas ficaram perto de sentenciar o clássico no tempo de compensação, mas o travessão negou o golo a Rodrigo Mora e salvou os lisboetas da derrota.

Francesco Farioli promoveu nove alterações ao onze europeu e a primeira parte só teve um sentido. A atacarem para Norte, os Dragões mantiveram a posse de bola em 61% do tempo útil, fizeram o quádruplo dos remates, dispuseram de mais cantos e só tiveram nota negativa no capítulo das faltas, cometendo o dobro de um adversário que viu apenas três serem-lhe assinaladas.

Gabri Veiga ficou perto de abrir a contagem de calcanhar ao minuto 20, os lisboetas remataram uma única vez de bola parada aos 33 e Pepê dispôs da melhor oportunidade da etapa inaugural logo a seguir - quando Samu transportou, trabalhou e assistiu, mas o internacional brasileiro atirou por cima de pé esquerdo. Em cima do intervalo, após combinação entre o próprio, Borja Sainz e Francisco Moura, Gabri Veiga rematou à figura de Trubin e o nulo manteve-se à ida para as cabines.

A segunda parte começou como tinha acabado a primeira, com Gabri Veiga a criar perigo e Trubin a manter a baliza fechada. Já com Pablo Rosario e William Gomes nos lugares do médio galego e de Pepê, os visitantes dispuseram da única situação de verdadeiro perigo durante todo o encontro, um desvio de Kiwior para a própria baliza que o travessão se encarregou de travar, e William ainda desferiu um remate em arco que passou perto do alvo antes de Deniz Gül render Samu.

Aos 92 minutos, acabado de entrar para o lugar de Alan Varela, Rodrigo Mora ficou a escassos centímetros de abrir a contagem, mas o remate do prodígio de 18 anos esbarrou na barra da baliza Sul, que salvou o Benfica e roubou os primeiros pontos da temporada ao FC Porto.

+ notícias: Desporto

FC Porto: André Villas-Boas intervém em encontro da EFC sobre o futuro do futebol

O Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, esteve esta terça-feira em Frankfurt para participar no Men’s Football Working Group, encontro realizado no âmbito dos trabalhos da European Football Clubs (EFC), nova designação da European Clubs Association (ECA), naquele que foi um momento dedicado à reflexão estratégica sobre o futuro do futebol profissional. Enquanto membro do UCC Committee da UEFA, Villas-Boas acompanha de forma activa estes dossiers, dado que os temas discutidos nos Working Groups da EFC são posteriormente levados para análise e decisão no comité da UEFA.

FC Porto: Folha limpa para Dominik Prpić na goleada dos sub-21 croatas

Com Dominik Prpić a tempo inteiro no eixo defensivo, a seleção de sub-21 da Croácia recebeu e bateu nesta quinta-feira a Lituânia (4-0), em Velika Gorica, na 3.ª jornada do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

FC Porto: Zaidu a tempo inteiro na vitória da Nigéria

Com Zaidu a titular e em campo durante os 120 minutos, a Nigéria venceu o Gabão no prolongamento (4-1) e garantiu um lugar na final da segunda fase de eliminatórias da Federação Africana de Futebol.