Morreu o cronista e jornalista Henrique de Penha Coutinho, o 'Manuel de Portugal'

Morreu o cronista e jornalista Henrique de Penha Coutinho, o 'Manuel de Portugal'
| País
Porto Canal/Agências

O cronista e jornalista Henrique de Penha Coutinho, que escrevia com o pseudónimo de Manuel de Portugal, faleceu esta segunda-feira aos 96 anos, confirmou à Lusa um amigo da família.

Muito ativo nos anos 80/90, Manuel de Portugal, pseudónimo de Henrique Maria Cordeiro de Penha Coutinho, nasceu em Lisboa a 01 de outubro de 1928.

O cronista e jornalista português celebrizou-se na década de 70 do século XX pelas suas crónicas semanais no jornal Tempo, já extinto.

Estas crónicas marcaram o período do PREC - Processo Revolucionário em Curso em Portugal, o período de instabilidade política e social que se seguiu ao 25 de abril de 1974.

Os seus textos desta época foram posteriormente publicados em dois livros em Portugal.

Nas décadas que se seguiram, Manuel de Portugal passaria a escrever para o Jornal de Madeira.

+ notícias: País

Onze barras marítimas fechadas a toda a navegação devido ao mau tempo

Onze barras marítimas de Portugal continental estão, este sábado, fechadas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo um alerta da Autoridade Marítima Nacional.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.