Morreu o cronista e jornalista Henrique de Penha Coutinho, o 'Manuel de Portugal'

Morreu o cronista e jornalista Henrique de Penha Coutinho, o 'Manuel de Portugal'
| País
Porto Canal/Agências

O cronista e jornalista Henrique de Penha Coutinho, que escrevia com o pseudónimo de Manuel de Portugal, faleceu esta segunda-feira aos 96 anos, confirmou à Lusa um amigo da família.

Muito ativo nos anos 80/90, Manuel de Portugal, pseudónimo de Henrique Maria Cordeiro de Penha Coutinho, nasceu em Lisboa a 01 de outubro de 1928.

O cronista e jornalista português celebrizou-se na década de 70 do século XX pelas suas crónicas semanais no jornal Tempo, já extinto.

Estas crónicas marcaram o período do PREC - Processo Revolucionário em Curso em Portugal, o período de instabilidade política e social que se seguiu ao 25 de abril de 1974.

Os seus textos desta época foram posteriormente publicados em dois livros em Portugal.

Nas décadas que se seguiram, Manuel de Portugal passaria a escrever para o Jornal de Madeira.

+ notícias: País

Tekever lança projeto espacial de observação do Ártico e do Atlântico Norte

A portuguesa Tekever, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), lançou um projeto espacial que visa desenvolver um satélite para reforçar a capacidade da Europa de monitorizar o Ártico e o Atlântico Norte, anunciou, esta terça-feira, a empresa.

CP prevê perturbações de quarta a sexta-feira devido à greve geral

A CP informou que se preveem “perturbações na circulação de comboios” na quinta-feira e “possíveis impactos” na quarta e sexta-feira devido à greve geral convocada para dia 11 de dezembro.

PGR espera que averiguação à Spinumviva fique pronta até às férias judiciais de Natal

O procurador-geral da República (PGR) disse esperar que a averiguação preventiva no caso Spinumviva, empresa da família do primeiro-ministro Luís Montenegro, fique concluída até ao início das férias judiciais de Natal, em 22 de dezembro.