Incêndios: Mais de 40 concelhos de oito distritos em perigo máximo

Incêndios: Mais de 40 concelhos de oito distritos em perigo máximo
Imagem: Mapfre
| Norte
Porto Canal/Lusa

Mais de 40 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão, esta segunda-feira, em risco máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Vários concelhos do interior norte e centro e Algarve estão também em perigo muito elevado de incêndio rural, de acordo com o IPMA.

Segundo o instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira em alguns concelhos do interior norte e centro e Algarve.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento forte por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde,e nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).

+ notícias: Norte

Chuvas intensas deixam zonas de Vila do Conde alagadas

As fortes chuvas que se fizeram sentir na madrugada deste sábado deixaram zonas de Modivas, em Vila do Conde, alagadas.

Norte foi o mais afetado devido ao mau tempo. Foram registadas mais de 130 ocorrências

Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 deste sábado, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.

Inspeção-Geral da Educação averigua amputação de dedos de aluno em Cinfães

A Inspeção-Geral da Educação abriu um processo para averiguar as circunstâncias em que um aluno da escola de Fonte Coberta, em Cinfães, Viseu, perdeu as pontas de dois dedos, revelou este sábado à Lusa fonte do Ministério da Educação.