FC Porto: O futuro começa em casa

FC Porto: O futuro começa em casa
| Desporto
Porto Canal

Ultrapassados os compromissos das seleções, as competições de clubes estão de volta e o primeiro classificado da Liga Portugal regressa a casa. A partir das 18h00, no Estádio do Dragão e na Sport TV1, o FC Porto recebe o CD Nacional na quinta jornada de um campeonato que lidera só com vitórias.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Antes da data FIFA, a primeira de três em meses consecutivos, os comandados de Francesco Farioli impuseram-se perante o Vitória SC (3-0) e o Casa Pia (4-0) na condição de visitados e o Gil Vicente (2-0) e o Sporting (2-1) na de visitantes, tendo marcado onze golos e consentido apenas um - em Alvalade e na própria baliza. Já os madeirenses somam quatro pontos noutras tantas jornadas fruto de um empate em Vila do Conde (1-1) e de um triunfo em Rio Maior (2-0). Trata-se, portanto, de um conjunto que ainda só pontuou fora de portas.

Nos 48 confrontos anteriores, os portistas venceram 36, empataram quatro e perderam oito, marcaram 108 golos e sofreram 35. Metade dos triunfos alvinegros foram conseguidos na Invicta: em 1990 (1-2), em 2005 (0-4) e em 2008 (0-3), para o campeonato, e em 2011 (1-2), para a Taça da Liga.

A maior vitória do FC Porto no Estádio do Dragão foi conseguida precisamente frente a este adversário: 7-0, em março de 2017 - marcaram Óliver Torres, Yacine Brahimi, André Silva (dois), Tiquinho Soares (dois) e Miguel Layún. Hulk e Lucho González, ambos com seis golos, continuam a ser os melhores marcadores do Clube em jogos contra o CD Nacional, sendo que o brasileiro só precisou de cinco jogos para igualar o registo do atual treinador adjunto em 13.

FC Porto
Após a paragem internacional “é muito importante voltar a ligar toda a gente” e tornar a “aumentar a intensidade”, “um desafio para todos” que “requer esforço físico e mental”. Na antevisão da partida frente a “uma equipa que se tem saído bem”, Francesco Farioli explicou que "quando algum jogador está ausente, outro tem de estar preparado para assumir” e provar que “o plantel está todo preparado para responder” aos desafios.

“Queremos continuar, o que fizemos é parte do passado e só olhamos para o futuro”, acrescentou o técnico italiano para quem “o sacrifício coletivo é essencial para obter resultados” e “a mentalidade tem de estar à altura”. Na ótica do timoneiro azul e branco “é altura de fazer um teste de realidade”, porque “os jogadores não eram tão maus antes nem são tão bons agora”.

“O entusiasmo dos adeptos é algo que temos de saber gerir e potenciar. É um privilégio e temos de fazer por merecer esse apoio em todos os jogos. O desafio é nunca baixar a guarda, manter a calma, os pés no chão e continuar a trabalhar forte”, afirmou Francesco Farioli em plena sala de imprensa do Olival.

Questionado sobre Victor Froholdt, elogiou “um jogador de quem todos gostam porque corre por três ou quatro e contagia”, alguém que “representa bem o espírito da equipa”. Sobre Jakub Kiwior, afirmou tratar-se de “um jogador capaz de atuar como número seis ou defesa central” e que “tem experiência em várias funções”: “Estará disponível para jogar onde precisarmos dele”.

Recuperados de lesão, Eustáquio e Gabri Veiga “estão aptos e totalmente de volta”, enquanto William Gomes “continua a treinar individualmente” e, “se não estiver pronto, outros jogadores darão o seu contributo”. Os nomes de Alberto Costa, Martim Fernandes e Luuk de Jong também permanecem inscritos no boletim clínico.

CD Nacional
Orientado por Tiago Margarido pela terceira temporada consecutiva, o emblema da Choupana viu sair o médio Luís Esteves - o segundo atleta mais utilizado na época passada - juntamente com Rúben Macedo, Dudu Teodora e Joel Tagueau, mas foi buscar jogadores aos mercados português, francês, grego, turco, brasileiro, uruguaio e dos Emirados para manter os índices competitivos que caraterizam as equipas do técnico portuense de 36 anos.

O guarda-redes Lucas França e o defesa João Aurélio são os únicos totalistas dos madeirenses na Liga Portuguesa, prova em que José Gomes, Jesús Ramírez, Paulinho Bóia, Matheus Dias e Liziero também têm sido sempre opções de início. Léo Santos, Witi e Filipe Soares participaram nas quatro rondas da prova - como titulares ou suplentes utilizados -, enquanto o tunisino Chiheb Labidi integrou os últimos três onzes.

Recém-chegado de Guimarães, o ponta de lança “Chuchu” Ramírez é o artilheiro dos insulares depois de ter feito o gosto ao pé em Vila do Conde e em Rio Maior - sempre a passe do lateral esquerdo José Gomes, o melhor assistente. O CD Nacional é a equipa mais faltosa (19,8 infrações por jogo), com maior número de cartões vermelhos (dois) e menor média de posse de bola (40,5%) entre as 18 do principal escalão.

Equipa de arbitragem
Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 39 anos terá como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, sendo Diogo Araújo o quarto árbitro. O VAR será Bruno Esteves, assistido por Gonçalo Freire.

+ notícias: Desporto

FC Porto: André Villas-Boas intervém em encontro da EFC sobre o futuro do futebol

O Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, esteve esta terça-feira em Frankfurt para participar no Men’s Football Working Group, encontro realizado no âmbito dos trabalhos da European Football Clubs (EFC), nova designação da European Clubs Association (ECA), naquele que foi um momento dedicado à reflexão estratégica sobre o futuro do futebol profissional. Enquanto membro do UCC Committee da UEFA, Villas-Boas acompanha de forma activa estes dossiers, dado que os temas discutidos nos Working Groups da EFC são posteriormente levados para análise e decisão no comité da UEFA.

FC Porto: Folha limpa para Dominik Prpić na goleada dos sub-21 croatas

Com Dominik Prpić a tempo inteiro no eixo defensivo, a seleção de sub-21 da Croácia recebeu e bateu nesta quinta-feira a Lituânia (4-0), em Velika Gorica, na 3.ª jornada do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

FC Porto: Zaidu a tempo inteiro na vitória da Nigéria

Com Zaidu a titular e em campo durante os 120 minutos, a Nigéria venceu o Gabão no prolongamento (4-1) e garantiu um lugar na final da segunda fase de eliminatórias da Federação Africana de Futebol.