FC Porto: O futuro começa em casa
Porto Canal
Ultrapassados os compromissos das seleções, as competições de clubes estão de volta e o primeiro classificado da Liga Portugal regressa a casa. A partir das 18h00, no Estádio do Dragão e na Sport TV1, o FC Porto recebe o CD Nacional na quinta jornada de um campeonato que lidera só com vitórias.
Ver esta publicação no Instagram
Antes da data FIFA, a primeira de três em meses consecutivos, os comandados de Francesco Farioli impuseram-se perante o Vitória SC (3-0) e o Casa Pia (4-0) na condição de visitados e o Gil Vicente (2-0) e o Sporting (2-1) na de visitantes, tendo marcado onze golos e consentido apenas um - em Alvalade e na própria baliza. Já os madeirenses somam quatro pontos noutras tantas jornadas fruto de um empate em Vila do Conde (1-1) e de um triunfo em Rio Maior (2-0). Trata-se, portanto, de um conjunto que ainda só pontuou fora de portas.
Nos 48 confrontos anteriores, os portistas venceram 36, empataram quatro e perderam oito, marcaram 108 golos e sofreram 35. Metade dos triunfos alvinegros foram conseguidos na Invicta: em 1990 (1-2), em 2005 (0-4) e em 2008 (0-3), para o campeonato, e em 2011 (1-2), para a Taça da Liga.
A maior vitória do FC Porto no Estádio do Dragão foi conseguida precisamente frente a este adversário: 7-0, em março de 2017 - marcaram Óliver Torres, Yacine Brahimi, André Silva (dois), Tiquinho Soares (dois) e Miguel Layún. Hulk e Lucho González, ambos com seis golos, continuam a ser os melhores marcadores do Clube em jogos contra o CD Nacional, sendo que o brasileiro só precisou de cinco jogos para igualar o registo do atual treinador adjunto em 13.
FC Porto
Após a paragem internacional “é muito importante voltar a ligar toda a gente” e tornar a “aumentar a intensidade”, “um desafio para todos” que “requer esforço físico e mental”. Na antevisão da partida frente a “uma equipa que se tem saído bem”, Francesco Farioli explicou que "quando algum jogador está ausente, outro tem de estar preparado para assumir” e provar que “o plantel está todo preparado para responder” aos desafios.
“Queremos continuar, o que fizemos é parte do passado e só olhamos para o futuro”, acrescentou o técnico italiano para quem “o sacrifício coletivo é essencial para obter resultados” e “a mentalidade tem de estar à altura”. Na ótica do timoneiro azul e branco “é altura de fazer um teste de realidade”, porque “os jogadores não eram tão maus antes nem são tão bons agora”.
“O entusiasmo dos adeptos é algo que temos de saber gerir e potenciar. É um privilégio e temos de fazer por merecer esse apoio em todos os jogos. O desafio é nunca baixar a guarda, manter a calma, os pés no chão e continuar a trabalhar forte”, afirmou Francesco Farioli em plena sala de imprensa do Olival.
Questionado sobre Victor Froholdt, elogiou “um jogador de quem todos gostam porque corre por três ou quatro e contagia”, alguém que “representa bem o espírito da equipa”. Sobre Jakub Kiwior, afirmou tratar-se de “um jogador capaz de atuar como número seis ou defesa central” e que “tem experiência em várias funções”: “Estará disponível para jogar onde precisarmos dele”.
Recuperados de lesão, Eustáquio e Gabri Veiga “estão aptos e totalmente de volta”, enquanto William Gomes “continua a treinar individualmente” e, “se não estiver pronto, outros jogadores darão o seu contributo”. Os nomes de Alberto Costa, Martim Fernandes e Luuk de Jong também permanecem inscritos no boletim clínico.
CD Nacional
Orientado por Tiago Margarido pela terceira temporada consecutiva, o emblema da Choupana viu sair o médio Luís Esteves - o segundo atleta mais utilizado na época passada - juntamente com Rúben Macedo, Dudu Teodora e Joel Tagueau, mas foi buscar jogadores aos mercados português, francês, grego, turco, brasileiro, uruguaio e dos Emirados para manter os índices competitivos que caraterizam as equipas do técnico portuense de 36 anos.
O guarda-redes Lucas França e o defesa João Aurélio são os únicos totalistas dos madeirenses na Liga Portuguesa, prova em que José Gomes, Jesús Ramírez, Paulinho Bóia, Matheus Dias e Liziero também têm sido sempre opções de início. Léo Santos, Witi e Filipe Soares participaram nas quatro rondas da prova - como titulares ou suplentes utilizados -, enquanto o tunisino Chiheb Labidi integrou os últimos três onzes.
Recém-chegado de Guimarães, o ponta de lança “Chuchu” Ramírez é o artilheiro dos insulares depois de ter feito o gosto ao pé em Vila do Conde e em Rio Maior - sempre a passe do lateral esquerdo José Gomes, o melhor assistente. O CD Nacional é a equipa mais faltosa (19,8 infrações por jogo), com maior número de cartões vermelhos (dois) e menor média de posse de bola (40,5%) entre as 18 do principal escalão.
Equipa de arbitragem
Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 39 anos terá como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, sendo Diogo Araújo o quarto árbitro. O VAR será Bruno Esteves, assistido por Gonçalo Freire.
