Pedro Duarte "lamenta gestão socialista incompetente da Metro do Porto"

Pedro Duarte "lamenta gestão socialista incompetente da Metro do Porto"
| Porto
Porto Canal

O candidato pela coligação “O Porto Somos Nós” (PPD/PSD.CDS-PP.IL) à Câmara do Porto, Pedro Duarte, lamentou a "gestão socialista incompetente da Metro do Porto" e propôs a constituição de uma equipa de trabalho para resolver o "impasse" do MetroBus.

Em comunicado, Pedro Duarte considera que a entrevista que o Presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, deu à Agência Lusa, “revela uma inaceitável fuga às responsabilidades”, sendo “mais uma demonstração da incompetência com que a gestão socialista da Metro do Porto lidou com os portuenses ao longo dos últimos anos”.

No que refere o Metrobus, o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares afirma que "verifica-se um absoluto impasse, não se vislumbrando qualquer solução futura".

Considerando "a mudança esperada no Conselho de Administração da Metro do Porto e no executivo camarário", o candidato propõe a constituição de uma equipa de trabalho entre a Câmara Municipal do Porto e a próxima Administração da Metro, com o objetivo de repensar todo o projeto do MetroBus.

“O estado de absoluta desorientação em que este projeto se encontra revela uma irresponsabilidade grave na gestão pública, com impactos profundos na mobilidade, no espaço público e na confiança dos cidadãos", lê-se na nota de imprensa.

Pedro Duarte afirma que o projeto do Metrobus encontra-se "num estado caótico", apontando como principais problemas a "destruição paisagística da Avenida da Boavista, traçado indefinido, segunda fase bloqueada, central de hidrogénio eclipsada, autocarros não certificados, indefinições na segregação da via da Marechal Gomes da Costa e na inversão de marcha da rotunda da Boavista".

O candidato às autárquicas propõe à próxima Administração da Metro avaliar a reversão ou alteração profunda do atual projeto MetroBus e projetar uma solução alternativa, ambientalmente sustentável como, por exemplo, um “elétrico moderno”.

Além disso, é ainda proposto a requalificação da "Avenida da Boavista com mais árvores, mais sombra e um enquadramento paisagístico que prepare a cidade para os desafios ambientais do futuro".

 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).