Inês Moreira é número dois do Livre no Porto e se for eleita é "extraordinário"

Inês Moreira é número dois do Livre no Porto e se for eleita é "extraordinário"
| Porto
Porto Canal/ Agências

Inês Moreira é a número dois do partido Livre à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas a 12 de outubro e se for eleita seria uma “extraordinária vitória” eleitoral, declarou Hélder Sousa que encabeça a lista.

O Livre apresentou esta quinta-feira, no Palácio da Justiça do Porto, as suas listas completas para as próximas eleições autárquicas, anunciando candidatos a todos os órgãos e a cada uma das freguesias do Porto.

Questionado pela agência Lusa sobre o que seria um bom resultado para o Livre no círculo do Porto, Hélder Sousa assume que um vereador era um “bom resultado” e que eleger dois vereadores seria uma “extraordinária vitória”.

“Um vereador seria um bom resultado, Dois [vereadores] seria uma extraordinária vitória e isso queria dizer muito. Queria dizer que a cidade está cada vez mais com um olhar progressista e ecologista sobre o futuro”, disse.

Hélder Sousa assume, todavia, que “não é só na vereação que se faz política” e lembra que a Assembleia Municipal é um órgão importantíssimo.

“A Assembleia Municipal é também um órgão muito importante. Aliás, nós [Livre] defendemos um reforço de poderes e de prevalência das discussões políticas da cidade na Assembleia Municipal e, por isso, também queremos ter um grupo municipal forte de deputados nesta assembleia”, explica o candidato do Livre.

Hélder Sousa destaca que a lista do Livre é paritária para todos os órgãos.

“A lista é paritária. Temos sempre dois cabeça de lista. O nosso projeto é coletivo e queremos afirmá-lo como tal e, por isso, vamos apresentar sempre dois cabeças de lista a cada órgão e não necessariamente um”, asseverou Hélder Sousa.

Helder Sousa reconhece que há o primeiro e há o segundo, mas sublinha que o Livre encara a candidatura como uma “candidatura coletiva” e que, por isso fez um “esforço para dar sempre destaque a duas pessoas em cada órgão, tanto na Assembleia, como na câmara Municipal e nas juntas de freguesia”.

Na lista para o executivo camarário além de Helder Sousa, segue Inês Moreira, 48 anos, investigadora e professora universitária.

Para a Assembleia Municipal, o Livre apresentou os candidatos Diamantino Raposinho, 40 anos, assistente de organização, e Gisela Leal, 51 anos, tradutora/editora.

“Contamos eleger nas juntas de freguesia, contamos eleger para a Assembleia Municipal e queremos muito eleger também vereadores e estamos a trabalhar para isso (...) para conseguirmos ter uma palavra a dizer na governação da cidade”, afirmou Helder Sousa.

A ambição do Livre é apresentar um “projeto futuro”.

“Mais do que resultados eleitorais, nós estamos a começar agora um processo que nos pode levar a transformar a cidade a médio e longo prazo. E nesse médio e longo prazo queremos ser parte da solução governativa da cidade e, por isso precisamos de começar agora com pessoas eleitas e a mostrar o trabalho e as nossas ideias de uma forma mais executiva às pessoas”, afirmou Hélder Sousa.

Em declarações à Lusa, o candidato do Livre à Câmara do Porto, Hélder Sousa, produtor e programador cultural, assume que uma das bandeiras da projeto é a habitação e a mobilidade na cidade.

Hélder Sousa já havia anunciado, em junho, em declarações à Lusa, que a prioridade nestas autárquicas para o Livre seria a habitação, tendo propondo criar 30% de habitação pública nos próximos 10 anos.

Da lista entregue no tribunal constam 14 candidatos para as juntas de Freguesia.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

+ notícias: Porto

Obras vão condicionar trânsito nos túneis do Porto durante um mês

A Câmara do Porto avançou esta sexta-feira que irá realizar obras de manutenção até 10 de dezembro nos túneis da cidade, que irão obrigar a condicionamentos do trânsito com cortes totais de vias a simples estreitamentos.

Metro do Porto expropria e ocupa temporariamente espaços junto à Praça da Galiza

A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi esta sexta-feira divulgado.

Requalificação de campo de jogos em bairro do Porto será a primeira obra de Pedro Duarte

O novo presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, escolheu como a sua “primeira obra” a requalificação do ringue polidesportivo do Bairro do Lagarteiro, em Campanhã, que avançará "até ao Natal" no valor de 84 mil euros, foi esta sexta-feira revelado.