Côa Summer Fest aposta em programação eclética e cultura brasileira para Foz Côa

Côa Summer Fest aposta em programação eclética e cultura brasileira para Foz Côa
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

O festival Côa Summer Fest regressa a Foz Côa, de 31 de julho a 02 de agosto, com uma programação eclética com o primeiro dia inteiramente dedicado à cultura brasileira, revelou a organização.

“Vamos manter a ideia que surgiu em edições anteriores de manter um conceito musical diferente para o primeiro dia do festival, que este ano vai para a cultura brasileira e para o 'funk'. Apostamos igualmente numa programação eclética”, explicou à Lusa Ricardo Pimenta, um dos membros da organização do Côa Summer Fest.

Assim, no dia 31 junho sobem ao palco deste festival MC Du Black, Baile do Morro e Ricardo Ascensão, para fazer a festa.

No dia 01 de agosto, a música começa com Pardo, um artista local, a que se juntam Lon3r Johny, Zinko e Shannon Booth. No dia 02 de agosto, o palco fica reservado para Van Zee, Detchi, Avô das Batidas e Los Bandidos.

“Mais do que música, o Côa Summer Fest oferece uma experiência completa, com campismo e concertos gratuitos, festas na piscina e um conjunto de iniciativas que dinamizam o comércio e o turismo local”, vincou Ricardo Pimenta. "As tardes do festival centram-se nas piscinas municipais, onde se concentram diversas atividades lúdicas e de laser."

Organizado pela Associação Juvenil Gustavo Filipe, o evento tem vindo a afirmar-se não apenas pela dimensão artística, mas também pelo impacto positivo na região, nomeadamente ao nível do turismo, num cenário natural entre o Vale do Côa e o Douro Superior, no distrito da Guarda.

“O Côa Summer Fest é hoje um símbolo da capacidade de o interior atrair públicos diversos, com um modelo de festival sustentável, inclusivo e com identidade própria”, reforçou Ricardo Pimenta à Lusa.

Para a organização, a lacuna na oferta de atividades locais direcionadas ao público juvenil levou a que esta associação de Foz Côa desenvolvesse um festival que, além de música, reunisse diversas atividades paralelas, ao longo de todo o dia.

Além do acesso à piscina municipal e ao recinto onde decorrem os concertos, existe uma zona de campismo, para os que quiserem optar pela oferta integral do Côa Summer Fest.

Ricardo Pimenta reiterou que “o Côa Summer Fest é um evento marcante no programa anual da região e em particular de Vila Nova Foz Côa, atraindo visitantes que, anualmente, planeiam a sua visita para desfrutar de tudo o que o festival tem para oferecer, longe das escolhas mais 'óbvias' do litoral do país, onde a oferta é maior.”

O Côa Summer Fest nasceu em 2011, pelas mãos dos membros da Associação Juvenil Gustavo Filipe.

A programação, horários e formas de acesso, a partir de diferentes pontos do país, estão disponíveis no 'site' do festival (coasummerfest.pt).

A edição de 2025 conta com o apoio da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, do Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros parceiros que asseguram a viabilidade e o crescimento contínuo do festival, no contexto do desenvolvimento cultural, económico e social da região.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.