Media Arts Centre de Braga terá auditório com capacidade para 800 pessoas

Media Arts Centre de Braga terá auditório com capacidade para 800 pessoas
Foto: CM Braga
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Media Arts Centre, que nascerá no lugar do antigo cinema São Geraldo, em Braga, terá um auditório com capacidade para 800 pessoas, 700 em pé e 100 sentadas.

Em alternativa, o auditório poderá acolher 340 pessoas sentadas.

Segundo o projeto, haverá também um restaurante/cafetaria com capacidade para 80 pessoas e uma blackbox para 500 pessoas.

Terá ainda outras valências, como espaços de trabalho e de criatividade.

Braga ostenta, desde 2017, o título de Cidade Criativa da UNESCO no domínio das media arts.

A requalificação do antigo cinema, a par do edifício contíguo do Pé Alado, terá um custo de 14 milhões de euros e decorrerá ao abrigo de uma candidatura apresentada no âmbito do programa Norte 2030.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, este é um projeto que, "apesar de todas as dificuldades que surgiram, será verdadeiramente emblemático e impactante para Braga e terá um forte impacto na zona envolvente".

"Trata-se de um projeto extraordinário que certamente contribuirá para a afirmação cultural da cidade e para a sua projeção nacional e internacional. Terá ainda a capacidade de reabilitar uma zona da cidade que perdeu algum dinamismo com a saída do hospital", referiu.

A reabilitação contempla igualmente o edifício do Pé Alado, sede da Junta da União de Freguesia de São Lázaro e São João de Souto, que, "fruto de várias patologias detetadas, terá de ser demolido".

A frente do edifício será substituída por uma nova solução arquitetónica, "contribuindo para a melhoria do impacto visual do conjunto no contexto urbano".

"A nova infraestrutura vai proporcionar condições de trabalho modernas e funcionais para esta União de Freguesias e para todos os cidadãos e entidades com que esta interage", sublinhou Ricardo Rio, destacando que será devolvido à cidade um "espaço icónico, agora transformado para responder aos desafios do presente e do futuro".

Construído em 1917 e adaptado a cinema em 1950, o Cineteatro São Geraldo desempenhou durante décadas um "papel central no panorama cultural" de Braga.

A sua utilização, que incluiu exibição de filmes, espetáculos teatrais e eventos sociais, foi interrompida em 1995.

Foi comprado, conjuntamente com o Pé Alado, pelo município à arquidiocese, em abril último, por 1,4 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.