População empregada no Norte atinge os 1,78 milhões no primeiro trimestre do ano

População empregada no Norte atinge os 1,78 milhões no primeiro trimestre do ano
| Norte
Porto Canal/Agências

A população empregada na região Norte atingiu os 1,78 milhões no primeiro trimestre de 2025, mais 1,4% face ao mesmo período do ano anterior, foi esta quinta-feira anunciado.

Este crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelo setor secundário, destacando-se a construção e as indústrias transformadoras que, juntas, criaram mais de 25 mil novos postos de trabalho, conclui o relatório trimestral “Norte Conjuntura”, elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para avaliar as tendências evolutivas da economia da região.

O salário líquido médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem aumentou 8%, superando a média nacional (7,4%), tendo os maiores aumentos sido registados nas áreas da informação e comunicação, atividades imobiliárias e indústrias transformadoras, destaca o documento.

A indústria do couro e calçado destacou-se pela positiva ao registar um aumento de produção de 1,5% face ao período homólogo do ano anterior, assinala o documento.

O relatório revela ainda que as exportações de bens cresceram 1,3%, nomeadamente dos bens intermédios, representativos de mais de metade das exportações da região.

E, acrescenta, as exportações de máquinas e aparelhos aumentaram 9,8%, reforçando a competitividade industrial da região.

O relatório evidencia ainda que o setor do turismo manteve um crescimento sustentado, registando um aumento de 1,6% nas dormidas e de 2,7% no número de hóspedes, contrariando a tendência nacional de retração.

As receitas de alojamento cresceram 5,1%, refletindo a valorização da oferta turística regional.

De acordo com o “Norte Conjuntura”, a taxa de inflação no Norte recuou para 2,7% no primeiro trimestre de 2025, abaixo dos 2,9% registados no trimestre anterior, refletindo uma evolução positiva no controlo dos preços.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.