Começa a ser construída no final do ano uma nova cidade na antiga central do Freixo

Começa a ser construída no final do ano uma nova cidade na antiga central do Freixo
Foto: Silver Lining
| Porto
João Nogueira

Vai ser construído em fases e deverá arrancar ainda no final deste ano. O empreendimento, assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, vai transformar numa nova zona de habitação, comércio, serviços e espaços públicos, os antigos terrenos da central termoelétrica da EDP, no Freixo, que estiveram fechados e degradados durante décadas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O Central Freixo, nome do projeto, vai ocupar mais de 56 mil metros quadrados de terreno devoluto, devolvendo esta área à cidade e ligando o passado industrial aos tempos atuais.

A primeira fase inclui a construção de três edifícios com cerca de 14 mil metros quadrados, que vão acolher 66 apartamentos e espaços para comércio e serviços, organizados em torno de uma praça pública.

Está também prevista a construção de 10 moradias com vista para o rio Douro, inspiradas na arquitetura burguesa tradicional do Porto. No total, “esta fase vai representar 57 mil metros quadrados de construção e cerca de 31 mil metros quadrados de áreas de cedência pública, com novas ruas, praças e zonas verdes até agora inacessíveis”, pode ler-se em nota envida

A comercialização dos imóveis da primeira fase está prevista para começar no outono, com o apoio das consultoras Dils e Savills, que vão apoiar os mercados nacional e internacional.

Até 2018, os terrenos pertenciam à EDP, ano em que a elétrica os vendeu a um conjunto de investidores portugueses e estrangeiros, ligados ao empresário João Cota Dias. O projeto está a cargo da Freixo Magnum, Lda, uma empresa detida em 79% pelo consórcio franco-suíço Ginkgo Advisor e em 21% pela Emerge, uma empresa do ramo imobiliário do universo da Mota-Engil. O investimento estimado é de cerca de 200 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).