Obras na Praça do Peixe de Aveiro obrigam a transferir vendedores

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 08 set (Lusa) - Os vendedores do Mercado José Estêvão, em Aveiro, vão ser transferidos na terça-feira para o Mercado Manuel Firmino, para permitir a realização de obras de reabilitação da chamada Praça do Peixe, anunciou hoje a Câmara Municipal.

As obras no mercado do bairro típico da beira-mar vão ter início na próxima semana e, além da reposição das paredes de vidro destruídas pelo temporal do último inverno, visam a melhoria das condições de higiene e conservação do peixe, e um novo arranjo envolvente.

A reabilitação do Mercado José Estevão vai custar cerca de 390 mil euros, num investimento cofinanciado em cerca de 260 mil euros pelo Programa Operacional Pesca 2007/2013 (PROMAR), no âmbito da ação Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro.

Segundo a autarquia, além da preocupação em assegurar o financiamento, revalidando a candidatura ao PROMAR, o atual executivo decidiu fazer uma revisão profunda ao projeto inicial, aproveitando o facto de o mercado entrar em obras para resolver problemas estruturais, ainda que não abrangidos pelo financiamento.

"A alteração ao projeto que executámos nos últimos meses visou a execução de alguns trabalhos adicionais não considerados inicialmente, relacionados com a correção de problemas na cobertura, infiltrações, reposição de vidros partidos, medidas de salvaguarda da tipicidade do Mercado e de melhor enquadramento urbano, num total de investimento de aproximadamente 60 mil euros (não cofinanciado), num conjunto de intervenções que não podiam deixar de se executar no âmbito desta obra", justifica uma nota da Câmara Municipal.

A alteração mais relevante ao projeto é a demolição de acrescentos exteriores feitos ao longo dos anos, como os sanitários públicos, o posto de transformação do fornecimento de energia da EDP e o quadro de ligação à estação elevatória de saneamento, integrando essas infraestruturas no edifício principal do Mercado.

Além de devolver a harmonia arquitetónica ao edifício, construído em ferro no início do século XX, com essas demolições a Câmara pretende potenciar a fruição pedonal e renovar a zona de esplanadas ao longo do Canal da Praça do Peixe.

Os operadores da Praça do Peixe vão permanecer no Mercado Manuel Firmino até à conclusão da empreitada, que a autarquia espera ver concluída em dezembro.

A construção do Mercado José Estevão, exemplar único da arquitetura de ferro em Aveiro, atribuído a Gustave Eiffel, foi iniciada em 1905 e concluída em 1908, no antigo cais onde se fazia a descarga de pescado, no Canal dos Botirões, sendo hoje uma das principais zonas turísticas e de animação noturna do Bairro da Beira-Mar.

MSO // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.