São João de Braga candidato ao Inventário Nacional do Património Imaterial

São João de Braga candidato ao Inventário Nacional do Património Imaterial
Foto: São João Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

A candidatura das Festas de São João de Braga ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial vai ser apresentada publicamente no sábado, foi anunciado esta sexta-feira.

Em declarações à Lusa, o presidente da associação de festas, Firmino Marques, adiantou que a candidatura já foi formalmente entregue, em formato digital.

"É um objetivo de há muitos anos que esperamos ver concretizado no curto prazo", referiu.

Com a candidatura, a associação de festas refere que o objetivo é “garantir a salvaguarda para as gerações futuras e afirmar a sua singularidade no contexto das festas populares portuguesas”.

“O São João de Braga, cuja origem remonta a tempos medievais, não é apenas uma festividade religiosa e/ou profana, mas sim um rito de pertença, uma expressão viva de identidade local e um espelho da continuidade intergeracional das práticas culturais locais”, sublinha.

Diz ainda que “os festejos sanjoaninos estão enraizados no tecido comunitário e associativo bracarense e articulam um conjunto alargado de tradições, usos e costumes”.

A candidatura assume-se, assim, como um instrumento de salvaguarda de todo aquele património, de forma a preservá-lo “face às transformações do tempo, à erosão da memória e aos riscos de homogeneização cultural”.

“Este processo afirma o valor das Festas de São João de Braga como herança viva, dinamiza o orgulho identitário da população e consolida a cidade de Braga como guardiã e promotora do seu património cultural”, remata.

+ notícias: Norte

Ministro da Agricultura pede apoio da Comissão Europeia ao plano para o Douro

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, pediu esta segunda-feira, em Bruxelas, apoio do executivo comunitário para o plano para o Douro, que entregou ao comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen.

Três crianças hospitalizadas após ingerirem gomas com haxixe

Três crianças, com idades entre os nove e os dez anos, foram hospitalizadas este domingo após ingerirem, acidentalmente, entre “seis a dez gomas” que continham haxixe, durante um convívio familiar em Paços de Ferreira.

Arguido condenado por abuso sexual de criança e pais como cúmplices em Vila Real

O Tribunal de Vila Real condenou um arguido a cinco anos de prisão, com pena suspensa, pelos crimes de abuso sexual de crianças e atos sexuais com adolescente e os pais da vítima como cúmplices.