Correios de Espanha lançam transporte de mochilas no Caminho de Santiago desde o Porto

Correios de Espanha lançam transporte de mochilas no Caminho de Santiago desde o Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O serviço de correios de Espanha lançou para este verão um serviço de transporte de mochilas para peregrinos que percorram o Caminho Português Interior desde o Porto, rumo a Santiago de Compostela, em Espanha.

O Grupo Correos expandiu o serviço que já tinha disponível entre Tui em Santiago, para servir os mais de 27.000 peregrinos que iniciam o Caminho Português Interior a partir do Porto, noticiou a agência Europa Press.

Desta forma, os peregrinos poderão contratar a empresa postal para transportar a sua bagagem durante toda a viagem até Compostela.

O Grupo Correos destacou que o Caminho Português interior desde o Porto leva entre 11 e 12 etapas, em cerca de 240 quilómetros.

“Este é um percurso tranquilo e belo, desafiante em alguns pontos, que passa por importantes cidades portuguesas como Barcelos, Ponte de Lima e Valença do Minho”, sublinhou.

Porto, o principal ponto de partida para os peregrinos que seguem o Caminho de Santiago depois de Sarria, lembrou ainda, apontando que esta rota ”entra na Galiza pela Ponte Internacional sobre o Rio Minho, sendo Tui a primeira cidade galega do itinerário”.

O serviço, que em Portugal será assegurado pela Correos Express, recolhe a bagagem todas as manhãs a partir das 08h00 no alojamento indicado na reserva e entrega-a no alojamento seguinte antes das 15h00.

A reserva pode ser feita até às 20h00 do dia anterior ao início da etapa, através de um formulário no ‘site’, disponível em nove línguas.

Este serviço diário de transporte de mochilas e malas de um alojamento para outro já está disponível para compra no site www.elcaminoconcorreos.com.

Para além do Paq Mochila, para o transporte de bagagem entre etapas, os Correos disponibilizam também o Paq Peregrino para o envio de malas e encomendas para Santiago ou qualquer ponto do Caminho.

Têm também o Paq Bicicleta para o envio de bicicletas para o ponto de partida do Caminho ou para o seu regresso no final e um serviço de guarda-volumes nas suas agências.

Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha.

+ notícias: Porto

Enfermeiros da ULS Santo António obrigados a aceitarem conduzir veículos de apoio domiciliário

Vários enfermeiros das equipas de cuidados continuados da Unidade Local de Saúde de Santo António denunciam pressões e coação para aceitarem conduzir os veículos de apoio domiciliário aos utentes.

O Conselho de Administração da unidade hospitalar nega qualquer tipo de assédio laboral, mas o Porto Canal teve acesso a e-mails onde é dito que aceitação da condução é obrigatória, algo que contraria o que está na lei.

Rui Moreira rejeita mais competências para a Polícia Municipal do Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, voltou esta sexta-feira a rejeitar a necessidade de atribuir mais competências às polícias municipais e considerou que a “xerifização” do território “não é conveniente”.

Ex-autarca de Gondomar assume comando dos Bombeiros Voluntários da Areosa–Rio Tinto

O presidente da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e ex-autarca de Gondomar, Marco Martins, vai assumir o comando dos Bombeiros Voluntários da Areosa–Rio Tinto em regime voluntário e sem remuneração, avançou esta sexta-feira o próprio à Lusa.