IL junta-se ao PSD no Porto e integra coligação encabeçada por Pedro Duarte

IL junta-se ao PSD no Porto e integra coligação encabeçada por Pedro Duarte
| Porto
Porto Canal/Agências

A IL decidiu este domingo concorrer em coligação à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas, apoiando o candidato do PSD, o ex-ministro Pedro Duarte.

O Conselho Nacional da IL esteve reunido este domingo em Almada, no distrito de Setúbal, e aprovou 30 candidaturas autárquicas, 17 das quais com listas próprias e as restantes em coligação.

As coligações divulgadas são todas com PSD e CDS-PP, ou com apenas um destes partidos.

Em comunicado, o partido refere que decidiu concorrer sozinho às presidências das câmaras municipais de Cascais, Oeiras, Almada, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Ponte de Lima, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Figueira da Foz, Albufeira, Caldas da Rainha e Torres Vedras.

Nas próximas eleições autárquicas, a IL vai integrar coligações nas candidaturas aos municípios do Porto, Santo Tirso, Loulé, Portimão, Vizela, Mirandela, Covilhã, Silves, Bombarral, Arruda dos Vinhos, Almeirim, Montijo e Santa Comba Dão.

No Porto, o candidato do PSD é o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Em abril, a concelhia do Porto do CDS-PP decidiu apoiar a candidatura do social-democrata, mas o partido ainda não anunciou oficialmente se se vai juntar a esta coligação.

Já em Santo Tirso, o candidato do PSD, Ricardo Pereira, tinha confirmado no início deste mês a coligação com o CDS-PP e a IL, mas dias depois a concelhia dos democratas-cristãos rompeu o acordo de coligação para as eleições autárquicas com o PSD devido a “algumas posições” assumidas pela concelhia social-democrata.

As eleições autárquicas vão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

+ notícias: Porto

PSP vai pagar cerca de 18 mil euros de renda mensal pela esquadra no Matadouro

A Câmara do Porto vai cobrar uma renda mensal de 17.702,30 euros à Polícia de Segurança Pública (PSP) pela ocupação do edifício que irá ser ocupado pela 4ª esquadra no complexo do antigo Matadouro de Campanhã, de acordo com a minuta do contrato promessa de arrendamento, divulgada esta quinta-feira. São menos 931,70 euros que o inicialmente pedido pela autarquia.

Lombas instaladas na Rua Costa Cabral para reduzir velocidade

A Câmara Municipal do Porto instalou, esta quarta-feira, lombas na Rua de Costa Cabral, para reduzir a velocidade do trânsito, na sequência de queixas apresentadas por pais de alunos e por associações com instalações naquela zona.

Residência para estudantes vai nascer no Morro da Sé a partir de 22 edifícios antigos

Expecta-se que a partir de 2029 tenham sido transformados 22 imóveis no Morro da Sé, no Centro Histórico do Porto, numa nova residência universitária. O procedimento para a construção foi adjudicado a uma empresa de Gaia e prevê acolher cerca de 110 estudantes. O investimento é de aproximadamente 25 milhões de euros.