IL junta-se ao PSD no Porto e integra coligação encabeçada por Pedro Duarte

IL junta-se ao PSD no Porto e integra coligação encabeçada por Pedro Duarte
| Porto
Porto Canal/Agências

A IL decidiu este domingo concorrer em coligação à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas, apoiando o candidato do PSD, o ex-ministro Pedro Duarte.

O Conselho Nacional da IL esteve reunido este domingo em Almada, no distrito de Setúbal, e aprovou 30 candidaturas autárquicas, 17 das quais com listas próprias e as restantes em coligação.

As coligações divulgadas são todas com PSD e CDS-PP, ou com apenas um destes partidos.

Em comunicado, o partido refere que decidiu concorrer sozinho às presidências das câmaras municipais de Cascais, Oeiras, Almada, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Ponte de Lima, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Figueira da Foz, Albufeira, Caldas da Rainha e Torres Vedras.

Nas próximas eleições autárquicas, a IL vai integrar coligações nas candidaturas aos municípios do Porto, Santo Tirso, Loulé, Portimão, Vizela, Mirandela, Covilhã, Silves, Bombarral, Arruda dos Vinhos, Almeirim, Montijo e Santa Comba Dão.

No Porto, o candidato do PSD é o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Em abril, a concelhia do Porto do CDS-PP decidiu apoiar a candidatura do social-democrata, mas o partido ainda não anunciou oficialmente se se vai juntar a esta coligação.

Já em Santo Tirso, o candidato do PSD, Ricardo Pereira, tinha confirmado no início deste mês a coligação com o CDS-PP e a IL, mas dias depois a concelhia dos democratas-cristãos rompeu o acordo de coligação para as eleições autárquicas com o PSD devido a “algumas posições” assumidas pela concelhia social-democrata.

As eleições autárquicas vão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

+ notícias: Porto

Enfermeiros da ULS Santo António obrigados a aceitarem conduzir veículos de apoio domiciliário

Vários enfermeiros das equipas de cuidados continuados da Unidade Local de Saúde de Santo António denunciam pressões e coação para aceitarem conduzir os veículos de apoio domiciliário aos utentes.

O Conselho de Administração da unidade hospitalar nega qualquer tipo de assédio laboral, mas o Porto Canal teve acesso a e-mails onde é dito que aceitação da condução é obrigatória, algo que contraria o que está na lei.

Rui Moreira rejeita mais competências para a Polícia Municipal do Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, voltou esta sexta-feira a rejeitar a necessidade de atribuir mais competências às polícias municipais e considerou que a “xerifização” do território “não é conveniente”.

Ex-autarca de Gondomar assume comando dos Bombeiros Voluntários da Areosa–Rio Tinto

O presidente da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e ex-autarca de Gondomar, Marco Martins, vai assumir o comando dos Bombeiros Voluntários da Areosa–Rio Tinto em regime voluntário e sem remuneração, avançou esta sexta-feira o próprio à Lusa.