Pai de jovem autista em greve de fome por falta de respostas inclusivas em Braga

Pai de jovem autista em greve de fome por falta de respostas inclusivas em Braga
IMAGEM: Reprodução Google Maps
| Norte
Porto Canal/Agências

O pai de um jovem com autismo entrou esta quinta-feira em greve de fome frente à Segurança Social de Braga, em protesto contra a falta de uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

No local, marcaram presença cerca de três dezenas de pais com o mesmo problema, com cartazes em que exigiam “respeito” pelos cidadãos portadores de deficiência.

Jorge Castro, o pai que entrou esta quinta-feira em greve de fome, disse que não há vagas em CACI no distrito e que há uma extensa lista de espera, pelo que não tem perspetivas para a integração do filho no curto prazo.

“Até aqui, o que me tem valido é a boa vontade da escola, que tem autorizado que o meu filho ali continue, apesar de já ter 20 anos. Mas dentro de poucos meses isto já não vai ser legalmente possível, por causa da idade. E onde o vou deixar? Sozinho em casa não pode ficar. A única solução será ou eu ou a mãe deixarmos de trabalhar”, referiu.

Segundo Jorge Castro, há instituições no distrito que têm projetos para aumentar a resposta em CACI, mas os processos estão “parados” na Segurança Social, presumivelmente por questões financeiras.

Por isso, enquanto não obtiver respostas “positivas” da Segurança Social e lhe for “humanamente possível”, promete manter a greve de fome, para que o assunto não caia no esquecimento.

“Estou aqui não apenas pelo meu filho, mas por todas as crianças e jovens que vivem o mesmo drama”, acrescentou.

Pouco depois do início do protesto, Jorge Castro foi chamado para uma reunião com o diretor da Segurança Social de Braga, mas saiu como entrou, com a certeza de que, pelo menos a curto prazo, não haveria soluções.

No protesto, marcou presença uma delegação do PCP, liderada por Sandra Cardoso, que adiantou que o partido vai levar o assunto à Assembleia da República, através de uma pergunta ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Queremos saber o porquê da falta de respostas em CACI para os jovens que deixam a escolaridade obrigatória e quais as perspetivas para a resolução do problema”, referiu Sandra Cardoso, adiantando que a questão será apresentada ainda esta semana.

A Lusa questionou o Instituto da Segurança Social, mas ainda não obteve qualquer resposta.

+ notícias: Norte

Vizinhos de empresa a arder em Gaia aconselhados a fechar as janelas

Os residentes na periferia da fábrica de sucata que está a arder em Vila Nova de Gaia, foram aconselhados a fechar as janelas devido ao muito fumo que está a ser libertado, disse à Lusa o comandante dos Sapadores.

Piloto do helicóptero que caiu no rio Douro recorre das medidas de coação, aponta advogado

O advogado do piloto envolvido no acidente de helicóptero mortal no rio Douro em agosto de 2024 disse hoje que vai recorrer das medidas de coação aplicadas, considerando que não há “fundamento algum” para que fique impedido de trabalhar.

Matosinhos pede à APA e GNR que atuem em foco de poluição na praia de Angeiras Norte

A Câmara Municipal de Matosinhos exigiu esta quinta-feira à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à GNR que atuem imediatamente perante um “grave foco de poluição” detetado na praia de Angeiras Norte, proveniente de uma descarga.