Pesca com arte-xávega obrigada a ter equipamentos de dissuasão acústica

Pesca com arte-xávega obrigada a ter equipamentos de dissuasão acústica
Foto: CM Murtosa
| Política
Porto Canal/Agências

A pesca com arte-xávega está obrigada à instalação de equipamentos de dissuasão acústica nas redes para evitar as capturas acessórias de mamíferos marinhos, segundo um despacho da DGRM.

Este requisito aplica-se às áreas onde ocorram populações de cetáceos, classificadas como “criticamente em risco de extinção”.

Nessas áreas, “as redes utilizadas na pesca com arte-xávega devem ter instalados equipamentos de dissuasão acústica para evitar as capturas acessórias de mamíferos marinhos”, lê-se num despacho da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A arte-xávega consiste numa pesca artesanal, com recurso a redes de cerco.

Apenas o boto está classificado como criticamente em perigo, mas é necessário reduzir as interações com o golfinho comum.

Por outro lado, estão previstos mecanismos de abertura célere de rede em caso de captura acidental.

O diploma precisa ainda que os equipamentos de dissuasão acústica devem ter uma frequência aleatória na banda dos 50/60 kilohertz (kHz) e uma intensidade máxima de 145 decibéis (dB).

Estes equipamentos devem estar instalados pelo menos em cada calão e na boca da rede/engoladouro, em todas as operações de pesca.

Cada campanha deve dispor de, pelo menos, duas macas que facilitem o manuseamento dos cetáceos.

Em caso de captura acidental de um cetáceo deve ser contactada a Polícia Marítima.

Os equipamentos devem estar instalados e em funcionamento dentro de, no máximo, cerca de três meses.

Já os tripulantes devem frequentar ações de formação, concretizadas pelo FORMAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar.

+ notícias: Política

Ex-candidato do PSD a Espinho diz-se afastado por "ajuste de contas" de Montenegro

O ex-candidato às eleições autárquicas em Espinho pelo PSD Ricardo Sousa disse esta terça-feira que a estrutura nacional do partido ignorou a vontade da concelhia e o afastou da corrida num “ajuste de contas pessoal” por parte de Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".