FC Porto (Feminino): Vencedoras como sempre, campeãs como nunca

FC Porto (Feminino): Vencedoras como sempre, campeãs como nunca
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto é oficialmente Campeão Nacional da terceira divisão feminina. Seis semanas depois de garantirem a subida e duas após golearem o Real SC no Estádio do Dragão (4-1), as portistas impuseram-se por 2-1 em Massamá selaram a conquista do título com um registo perfeito de 26 vitórias, 221 golos marcados e apenas nove sofridos nas 26 jornadas do campeonato.

O conjunto da casa adiantou-se em cima do intervalo (43m) na cobrança de uma grande penalidade e a reviravolta azul e branca só surgiu para lá do minuto 90: primeiro, Beatriz Amorim aproveitou uma defesa incompleta da guardiã adversária para empatar (1-1); depois, Verónica Khudyakova assistiu Cristina Ferreira e a camisola 29 rematou cruzado para o fundo das redes de Gabriela Cultura (1-2).

Tatiana Beleza, Ema Gonçalves, Joana Ferreira, Mariana Queirós, Karoline Lima, Cláudia Lima (cap.), Inês Valente, Joana Neves, Adriana Semedo, Cristina Ferreira e Verónica Khudyakova foram as onze eleitas por Daniel Chaves, que ainda lançou Matilde Vaz (55m), Inês Oliveira (55m), Beatriz Amorim (77m) e Marta Rodrigues (86m) a partir do banco de suplentes.

Concluída a primeira temporada do futebol feminino, o FC Porto venceu 34 dos 36 jogos disputados em todas as competições, tendo perdido apenas contra adversárias da Primeira Liga: o Marítimo na terceira eliminatória da Taça de Portugal (0-1) e o Valadares Gaia na final da Taça AF Porto (0-3).

FC Famalicão, Estoril Praia, Clube de Albergaria, Vilaverdense FC, Benfica B, SC Braga B, Amora FC, Sporting B, CF Benfica, Gil Vicente, Tirsense, Guia FC, CA Ouriense, SC Rio Tinto, FC Porto e Real SC são as 16 equipas que vão integrar o segundo escalão português na época 2025/26.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): João Magalhães destaca-se frente ao Japão

João Magalhães foi o maior destaque de Portugal na vitória frente ao Japão (46-28) que valeu o apuramento para os quartos de final do Mundial de sub-21 de andebol. O ponta esquerda do FC Porto marcou sete golos em tantos remates e recebeu o segundo prémio de MVP na prova, o quarto para jogadores azuis e brancos.

FC Porto: Empate ditou o afastamento

O FC Porto não foi além de uma igualdade a quatro golos com o Al Ahly (4-4) e acabou eliminado do Mundial de Clubes. Rodrigo Mora, William Gomes, Samu e Pepê marcaram em Nova Jérsia para os portistas, que terminaram o Grupo A no terceiro lugar, atrás do Palmeiras e do Inter Miami.

Iván Marcano: “Tentámos dar o nosso melhor, mas não chegou”

Terminou o Mundial de Clubes para o FC Porto, que empatou nesta terça-feira diante do Al Ahly (4-4), no MetLife Stadium, em Nova Jérsia, na 3.ª e última jornada do Grupo A. Iván Marcano não tem dúvidas de que as incidências da partida foram “um reflexo da época”, por isso “agora há que pensar no grupo e nas coisas que não fizemos bem, pois este clube merece muito mais”. “Para mim é sempre um orgulho defender este clube, é o meu clube”, sublinhou o capitão portista.