FC Porto (Feminino): "Isto foi vencer à Porto"

Porto Canal
As novas Campeãs Nacionais da terceira divisão sentem “um orgulho enorme” pela conquista do primeiro título da história azul e branca no escalão sénior do futebol feminino. Acabadas de erguer a Taça em Massamá, “uma sensação única”, as atletas falaram de “uma vitória que mostra que a equipa sabe o que é ser Porto”, confidenciaram que “o apoio dos adeptos foi muito importante” e fizeram o resumo de “uma temporada muito boa”: “Foram 26 vitórias em 26 jornadas e não há muito a dizer”.
José Manuel Ferreira, o diretor da secção, fez questão de “deixar uma palavra de apreço” à administração do FC Porto e de “agradecer a todos os departamentos” que ajudaram a concretizar “o grande desejo”. Para Daniel Chaves, por sua vez, revelou sentir “uma enorme felicidade pelo trabalho realizado” e por “manter a história e tradição do clube” antes de assegurar que “a ambição é sempre a mesma” e que “com o emblema do FC Porto ao peito é tudo mais fácil e emotivo”.
José Manuel Ferreira
“Sinto-me muito orgulhoso e quero deixar uma palavra de apreço ao nosso presidente e à sua administração que nos deu todas as condições para conseguirmos ser campeões. Foi um trabalho árduo, difícil e em cima de muitas contrariedades que conseguimos superar. Estas miúdas estão de parabéns, o futebol feminino já faz parte do FC Porto e quero agradecer a todos os departamentos, que foram sempre generosos connosco. A estrutura fez-nos sentir bem, ajudou-nos a resolver os vários problemas e quero enaltecer todos os funcionários que direta ou indiretamente fizeram parte deste projeto. Este era o meu grande desejo, agora vamos tentar chegar ao topo do futebol feminino, que é a Liga BPI.”
Daniel Chaves
“É uma enorme felicidade pelo trabalho realizado. Todos juntos fizemos o que tínhamos a fazer esta época e sinto que sem esta vitória o brilhantismo não era igual. Terminar com um golo ao minuto 92 já era histórico neste clube e desta forma foi ainda melhor. Foi vencer à Porto, mantendo a história e tradição deste clube, algo que queremos fazer no futebol feminino. A ambição é sempre a mesma, sabemos as dificuldades que vamos encontrar na segunda divisão e não nos vamos pôr em bicos de pés, vamos trabalhar muito como fizemos este ano para alcançarmos os objetivos na próxima época. É um orgulho enorme, com este emblema ao peito é tudo mais fácil e emotivo, é indescritível e o coroar do nosso trabalho.”
Cláudia Lima
“O coração bate muito depressa, estou super feliz e sinto um orgulho enorme. Isto foi à Porto, demos tudo o que tínhamos e não tínhamos e saímos com a vitória, que era o mais importante. 26 jogos, 26 vitórias e agora é festejar da melhor forma possível. Desde o início da época que nos têm apoiado de uma forma incrível e só temos de agradecer aos adeptos pelo que têm feito por nós.”
Ema Gonçalves
“Esta vitória mostra que esta equipa sabe o que é ser Porto. Foram 26 vitórias em 26 jornadas e não há muito a dizer, só dar os parabéns a todas e agradecer a quem sempre nos apoiou, principalmente hoje. Isto significa tudo para mim, se quando o FC Porto é campeão e eu sinto o que sinto enquanto adepta… hoje nem consigo explicar, é extraordinário.”
Inês Valente
“É uma sensação única, principalmente depois de um jogo como este decidido mesmo à última… As emoções foram muitas e estou muito feliz. O objetivo de ganhar todos os jogos esteve sempre presente, bem como o lema Invictos de Coração, queríamos acabar só com vitórias e conseguimos. Este apoio foi fundamental e quando os adeptos cantam por nós sentimos uma energia extra.”
Adriana Semedo
“Estou muito feliz, não tenho palavras para descrever este sentimento. Só sabe quem sente, estou muito grata às minhas colegas, que fizeram um grande jogo, e isto demonstra a raça do Dragão. O apoio dos adeptos foi muito importante, eles são o nosso 12.º jogador.”
Mariana Queirós
“Estou muito contente, é uma sensação inexplicável. Não consigo expressar por palavras, mas é incrível e fantástico. Foi uma temporada muito boa, pude expressar o meu futebol e consegui mostrar a toda a gente que a idade não importa.”
Karoline Lima
“É incrível, não dá para explicar. É demasiado, é a melhor coisa do mundo. Ainda por cima os meus pais estão aqui…”
Marta Rodrigues
“Não há palavras, é um sonho tornado realidade.”
Matilde Vaz
“Nem sei o que dizer, é um sentimento inexplicável. Estou muito feliz, é o melhor dia da minha vida e um sonho tornado realidade. Sem os adeptos nada disto era possível, para eles um agradecimento enorme.”
Joana Ferreira
“Sabíamos que ia ser difícil, apesar de termos uma vantagem de 4-1, e só a nossa mentalidade podia tornar isto mais fácil. Quero dar mérito ao Real SC, por terem feito um bom jogo, mas ser Porto é isto. É lutar até ao fim, darmos as mãos, sermos agressivas, querermos sempre mais e sermos ambiciosas. Esta é a prova disso. A Joana é campeã, o FC Porto é campeão, o feminino é campeão e estamos todos de parabéns.”
Tatiana Beleza
“É um dia muito especial, estou muito feliz e a equipa foi muito importante, porque eu cheguei a meio e elas receberam-me muito bem. Isso foi fundamental, elas voltaram a fazer-me sentir o gosto de jogar futebol e de poder ajudar e só tenho a agradecer. Hoje é um dia de festa.”
Carolina Brito
“Não dá para explicar o que sinto. Pela maneira como acabou o jogo, a marcarmos nos últimos minutos, foi incrível… sofremos muito, mas fomos felizes. O FC Porto é um clube enorme e sinto um orgulho imenso por representá-lo.”
Sofia Bernardo
“Ser campeã pelo FC Porto tem outro sentimento e estamos muito felizes. Agora é festejar a semana toda, mas já estamos a pensar no próximo ano. Os adeptos foram fundamentais, não houve um único jogo em que tivessem faltado. São os melhores do mundo e só temos que lhes agradecer, porque eles também são campeões.”
Beatriz Amorim
“Estou extremamente feliz, é uma enorme emoção e só me apetece gritar. É mais um sonho que o FC Porto me deixou concretizar. Agora quero subir à primeira divisão e conquistar todos os títulos. A minha família esteve aqui toda e isto foi mesmo muito bom.”
Inês Oliveira
“Eu tenho sempre força para correr e para festejar por este clube. Sinto-me muito feliz, ser Campeã Nacional por este clube é um sonho realizado. Acabámos invictas e só com vitórias, somos uma equipa que só ganha, não perde nem empata e isso é fruto de muito trabalho. Estou muito orgulhosa das minhas colegas todas, os nossos adeptos são incríveis e continuam connosco.”